O exercício físico possui muitos benefícios, desde a saúde física até o bem-estar emocional. Manter-se em forma pode melhorar seu humor, aumentar sua criatividade e até melhorar a sua memória a longo prazo. Mas começar a ter uma rotina fitness, assim como qualquer hábito, pode ser difícil. Portanto criamos essas dicas para você melhorar a sua prática física e também para incentivar quem está começando a praticar exercícios físicos! Confira

Pergunte-se porque

Muitas pessoas já devem ter ouvido a recomendação de que adultos devem fazer 150 minutos (duas horas e meia) de atividade física moderada por semana. Enquanto muitas pesquisas apoiam esse dado, ele não funciona muito bem como uma motivação para aqueles que são sedentários. Em outras palavras, se alguém está pensando em começar a se exercitar, provavelmente não é porque pesquisas dizem que é uma boa ideia. Portanto pergunte-se: “Porque devo me exercitar? Porque quero me exercitar?”. Esses questionamentos irão te ajudar a encontrar o real motivo para a sua prática de exercícios físicos.

Tente:

Identifique a razão por trás do desejo de se exercitar. Talvez seja porque você quer estar bonita na praia, mas essa razão não vai durar por muito tempo além do verão. Mantenha em mente que coisas como estar feliz e melhorar a sua performance física são motivações melhores. Siga nessa linha.

Apareça com fome

Não, não é para você pular o lanchinho antes da academia. É que muitas vezes as pessoas falam “Eu não consigo fazer yoga porque não sou flexível o suficiente” “Eu não consigo fazer musculação porque não sou forte o suficiente”. Falar isso é como falar “Eu não posso jantar agora porque estou com muita fome”. Essas frases não são justificativas para a prática de exercícios. Lembre-se disso.

Tente:

Pense em uma atividade física que você está relutante em começar porque você é inflexível/fraca/incapaz. Depois desse pensamento, vá até uma aula ou academia e tente aprender. Você vai perceber que no começo ninguém é perfeito no que faz, mas que com o tempo e prática você chegará lá.

Pergunte-se “Porque não?”

Todo mundo enfrenta obstáculos diferentes e é muito fácil utilizar esses obstáculos como desculpas para não fazer as coisas. Esses obstáculos podem ser sua rotina, falta de motivação e até desconforto com o seu corpo. Você precisa identificar qual é o obstáculo que está te impedindo de ir até a academia e combatê-lo.

Tente:

 Identifique os obstáculos que estão tem impedindo de seguir em frente com seus planos. Para cada obstáculo encontrado, busque a solução para ele. Faça uma lista com esses obstáculos e quando pensar neles, leia ela para se lembrar que é possível superá-los.

17-01-17-site

Para ter sucesso, não se estresse

Quando você estiver estressado ou irritado, não vá até a academia. Você irá malhar muito melhor se for praticar a atividade com vontade e empolgação. Além disso, se recuperar é muito importante! Manter dias de descanso e dias de treino mais leve necessário, não somente para prevenir você de se machucar mas também para manter o seu sistema imunológico em dia e para sua mente manter-se descansada e calma.

Tente:

Planejar dias de descanso e não sinta vergonha em ir mais devagar se está dolorido/a ou cansado/a.

Dê um passo de cada vez

Estabelecer uma rotina fitness e um estilo de vida mais saudável pode parecer demais, complicado e até impossível. Mas dar um passo de cada vez irá te fazer mais longe, além de aumentar sua confiança e te preparar para o sucesso. O primeiro passo a se dar é ir até a academia para musculação ou algum tipo de aular. Você deve ter coragem e acreditar que você consegue.

Tente:

Você tem que dar um passo de cada vez. Não se apresse e dê tempo para o seu corpo se acostumar com esse novo estil de vida. Não se desespere se parecer difícil no início. Nada é fácil quando começamos.

Tenha objetivos

Ter objetivos específicos é essencial para a prática de atividade física. Objetivos não servem somente para corredores de maratonas ou para atletas profissionais. Todos podemos nos beneficiar em termos objetivos. Com eles definidos, você será mais perseverante e terá mais força de vontade para fazer as coisas.

Tente:

Ser esperto a respeito dos objetivos e metas traçados. Independente da atividade física que você escolher, tenha metas e objetivos que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes. Isso significa ter uma meta como “Eu vou ir para a academia quatro vezes na próxima semana” ou “Eu vou tentar correr cinco minutos sem parar até dia 5 de julho”. Mesmo que pareçam insignificantes, um pouquinho de incentivo sempre é bom.

Não se renda ao desespero

Enquanto metas e objetivos são bastante motivadores, não se sinta desencorajado se eles parecerem um pouco difíceis de alcançar no início. Vá devagar e aproveite a jornada. A sua prática irá crescer com o tempo e às vezes pode até parecer difícil, mas pense que agora você está aproveitando o relaxamento do seu corpo e mente.

Tente:

Próxima vez que você se sentir afogado em tudo que você não consegue fazer (que pode parecer ser muita coisa), foque em aproveitar e viver o momento. Música ótima, um exercícios favorito ou até o sentimento que você sente quando consegue realizar aquele exercícios difícil, já ajudam.

Divirta-se

Se você não está se divertindo com a prática do exercícios, você não está fazendo o certo. Se a esteira não está parecendo ser algo legal, temos algo a dizer: o problema é ela e não você. Ainda bem que existem outros aparelhos para cardio como a bicicleta e o elíptico ou até mesmo uma aula de zumba? Portanto encontre uma atividade que você se divirta fazendo e se jogue.

Tente:

Encontrar uma atividade que seja agradável. Não se desanime a encontrar essa atividade. Odiou a aula de yoga? Tente outro estilo ou faça outra atividade. Só não desista de encontrar seu exercício favorito.

Não resista

Às vezes a parte mais difícil é aceitar as mudanças que seu corpo e sua mente estão passando. Não resista às mudanças que acontecem. Se você quer conquistar algo, vá atrás. Não importa o que você faça, importa que você faça algo e aceite as mudanças na sua vida.

Tente:

O slogan da nike “Just do it” (em tradução literal “Apenas faça isso) não é bobagem não. Encontre o seu mantra para exercício físico e repita ele todas as vezes.

Agrade a si mesmo

Pesquisas mostram que comprar um presentinho para si mesmo de vez em quando pode melhorar a sua aderência  a programas de exercícios. Está cumprindo direitinho a sua rotina de exercícios e a sua alimentação está equilibradA? Compre uma roupa nova para a academia ou algum acessório como uma garrafinha nova.

Tente:

Crie um sistema de incentivo. Como dissemos antes, se fizer tudo direitinho, dê um presente para si mesma/o.

Não pense demais

Inicialmente o problema da maioria das pessoas em sua relação com a academia é o excesso de informação. Existe muita informação por aí e é fácil se afogar nelas, especialmente se você é novo. Portanto não pense demais sobre a atividade que está praticando e nem pense demais nos resultados.

Tente

: Corra atrás dos seus objetivos e escute o que seu professor ou instrutor tem a dizer.

Créditos de imagem: Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!