Não consumir a quantidade adequada de água antes de uma corrida matinal, suar em excesso na academia, esquecer a garrafa de água durante alguma aula de atividade física são algumas das atitudes que podem te levar a sofrer de desidratação. Se manter hidratado durante algum exercício físico é importante por conta da quantidade de água que perdemos no suor. Além disso, repor a água que perdemos durante o exercício pode nos ajudar a combater a fatiga e prolongar a resistência. Confira nossas dicas para você não se desidratar enquanto se exercita.

Attractive Young Woman Drinking Water From Bottle

Tome água!

A boa e velha H20 é essencial para nos hidratarmos novamente quando o nosso corpo perde líquidos, como através do suor por exemplo. Mesmo que muitas academias e personal trainers gostem de te indicar bebidas protéicas ou shakes, na maioria das vezes somente a água já é o necessário para você. Beba cerca de 100 ml de água em um intervalo de 10 a 20 minutos enquanto você se exercita. Se você está se exercitando por mais do que uma hora ou praticando um exercício intenso (como correr uma maratona) você provavelmente terá que repor eletrólitos também – e é aí que os líquidos esportivos entram em campo. É importante também prestar atenção na hidratação em excesso, que é quando o excesso de água em nosso corpo dilui o sódio que existe no nosso sangue. Portanto, fique ligado/a.

Tome um gole de líquidos esportivos e de água de coco

Quando nós suamos, perdemos eletrólitos, que são minerais presentes no nosso sangue e que nos ajudam a regular (entre outras coisas) a quantidade de água presente em nosso corpo. Pesquisas mostram que líquidos esportivos como o Powerade e o Gatorade podem ajudar você a se manter mais tempo exercitando, além de hidratar seu corpo com os eletrólitos que a água comum não possui. Enquanto um exercício leve pode não requerer uma reposição de eletrólitos, aqueles que participam de exercícios mais intensos e extensos necessitam dessa reposição.

Recorra às frutas

Muitas frutas são poderosas fontes de eletrólitos e fluidos, com variações em quantidade dependendo da fruta. Bananas por exemplo, possuem grandes quantidades do eletrólito potássio, fazendo delas uma ótima opção para o abastecimento após a prática de exercício físico. Para se manter hidratado e com eletrólitos elevados, é importante tomar água enquanto mastigar a fruta (frutas contém água porém não tanto assim).

Vá ao banheiro

Se você tem um intervalinho entre um exercício e outro, vá até o banheiro e preste atenção na cor da sua urina. Quando você está hidratado,a  cor dela é um amarelo bem claro e opaco. Preste atenção na cor dela quando desce, já que diluída em água acaba ficando mais clara. Uma urina cor amarelo escura indica desidratação portanto, preste atenção.

Combata a sede

Seja o que for que você está bebendo, água, suco ou líquidos esportivos, certifique-se de tomar um ou dois goles quando sentir sede. Mesmo que você não esteja se sentindo com a boca seca, consumir água em pouquinhos ajuda o corpo a se manter hidratado.

Resultado de imagem para someone stretching

Preste atenção nos seus músculos

A massa magra dos nosso músculos contém mais do que 75% de água então, quando o corpo está com menos H20 em si, os músculos ficam mais fatigados com facilidade. Se manter hidratado ajuda a prevenir um decaimento na performance, em questão de força e capacidade. Quando seus músculos se sentem muito cansados depois de terminar um exercício, tente tomar água e descansar um pouco antes de voltar.

Belisque-se

Vá em frente e aperte sua pele em um beliscão. Assim você irá ver se a sua pele consegue mudar de forma e voltar ao normal rapidinho. Caso isso aconteça, quer dizer que seu corpo está com uma boa quantidade de água em si (porém esse método não é 100% confiável em todos).

Cuidado com a boca seca

Um dos principais sintomas de desidratação é a boca seca. Se sua boca parece o deserto do Saara, procure por uma fonte de água e consuma o máximo que você puder.

Se sentir tonturas, pare o exercício

Se sentir um pouco tonto/a enquanto pratica exercícios é um sinal de desidratação. Muitas vezes nós nos sentimos motivados a fazer um pouco mais do que estamos acostumados, mas se você se sentir tonto é melhor parar e se hidratar, para não desmaiar!

Insira no seu dia-a-dia essas dicas para garantir uma prática de exercícios segura 🙂

Banner do site Reinehr.org