Woman hand giving glass of fresh water to child in the park,vint

Já estamos chegando perto da primavera e logo, vem o verão. Uma coisa é se manter hidratado durante o inverno, outra bem diferente é estar hidratado na estação mais quente do ano. Se você se exercita em casa ou na academia ou até mesmo ao ar livre, temos algumas dicas de hidratação para você 🙂

Por que eu devo me preocupar em me manter hidratado?

Não importa se você for um atleta profissional ou somente um aspirante a guru de yoga, a hidratação é a chave para uma boa performance e uma boa saúde. Nosso corpo é feito de cerca de 70% de água, que é usada para diversas funções. Ela lubrifica nossas articulações, regula a nossa temperatura corporal e ajuda no transporte de nutrientes pelo corpo. E o que isso significa para você? Desidratação pode te levar a sentir cãibras, tonturas, fadiga e alguns outros problemas mais sérios. Portanto, mantenha-se hidratado!

Qual é a quantidade certa de água?

Para atividades rotineiras e do dia a dia (que não incluem realizar alguma atividade física) recomenda-se tomar cerca de 2 litros ao dia. Você pode tomar duas garrafinhas de 500 ml de manhã, duas a tarde e aí tomar alguns copos na parte da noite.

Qual é a quantidade certa para quem se exercita?

Se você planeja se exercitar durante o dia, a sugestão é que você tome água antes, durante e depois do exercício:

500 ml de 2 a 3 horas antes do exercício

250 ml de 30 a 30 minutos antes do exercício ou durante o aquecimento

200 ml a cada 10 ou 20 minutos durante o exercício

250 ml cerca de 30 minutos depois do exercício

Lembre-se que cada organismo é diferente. Se você ainda não estiver se sentindo completamente hidratado depois de ter consumido as quantidades citadas acima, tome mais água!

Como sei se estou hidratado?

A desidratação pode começar a fazer efeito antes mesmo que você sinta os efeitos colaterais, então tenha certeza que está consumindo água durante o dia e se mantenha atento. Alguns dos sinais da desidratação são: tonturas ou delírios, náuseas ou vômitos, cãibras musculares, boca seca ou lábios rachados, menos suor, pulsação mais acelerada. Se você sentir qualquer um desses sintomas, tome água o mais rápido possível.

Você tem alguma dica para se manter hidratado? Nos conte!