Esta calculadora irá te ajudar a calcular a quantidade de calorias que você deve ingerir diariamente se está buscando perder peso, manter seu peso ou ganhar peso!

A quantidade de calorias que você deve consumir diariamente depende de diversos fatores como idade, altura, peso, atividades exercidas no dia, atividades físicas, metabolismo entre outros. Portanto cada pessoa deve consumir uma quantidade particular de calorias diariamente.

27-12-16-site

O que são calorias?

A caloria é uma unidade de medida para energia. Elas são utilizadas normalmente para medir a quantidade de energia presente em comidas e bebidas. Para perder peso, você precisa consumir menos calorias se comparado ao que seu corpo queima diariamente. Se seu corpo queima 2000 calorias por exemplo, você deve consumir cerca de 1500.

Como reduzir o consumo de calorias sem passar fome?

É sabido que ganhamos peso porque ingerimos mais calorias do que o nosso corpo pode queimar. Se você consumir menos calorias e queimar mais, você acaba emagrecendo. Porém somente cortar calorias do seu dia-a-dia não é o suficiente se as suas escolhas alimentares continuarem ruins. Como assim? Se você cortar calorias mas continuar se alimentando essencialmente de carboidratos complexos e de produtos industrializados, de nada irá adiantar. Além disso se você cortar calorias de alimentos que não deve, irá passar fome. Portanto confira as nossas dicas para diminuir o consumo de calorias sem passar fome e com saúde.

Comer mais proteína reduz o apetite, diminui os desejos e aumenta a sua queima calórica

Quando o assunto é perder peso, as proteínas são as rainhas dos nutrientes. Adicionar proteína a sua dieta é o jeito mais simples, efetivo e saboroso de perder peso sem muito esforço. Estudos comprovam que a proteína aumenta o ritmo do seu metabolismo e ajuda a inibir o apetite. A proteína requer energia para ser metabolizada e é por isso que ela aumenta a queima calórica de 80 a 100 calorias por dia.

Além disso a proteína fornece uma grande sensação de saciedade. Um estudo mostrou que pessoas que consomem cerca de 30% das suas calorias oriundas da proteína, consumiram automaticamente 441 menos calorias por dia. Em outras palavras, você pode aumentar ou diminuir seu consumo calórico com base na adição ou redução de proteínas da sua dieta.  

As proteínas ajudam você a combater seus desejos, que são os piores inimigos em uma dieta. Se você quer perder peso de uma maneira sustentável e com pouco esforço, considere fazer um aumento permanente do seu consumo protéico. Isso irá te ajudar a não somente perder, mas também reduzir o re-ganho de peso caso você deseje abandonar os seus esforços de perda de peso.

Evite bebidas açucaradas (e sucos de fruta)

Outra mudança fácil de fazer é eliminar calorias líquidas da sua alimentação. Isso inclui refrigerantes, sucos de frutas, bebidas achocolatadas e outras que possuem açúcar na sua composição. Essas bebidas são provavelmente uma das mais calóricas que existem na alimentação moderna.

Como essas calorias são líquidas, nosso cérebro costuma não registrar elas e aí você acaba comendo a mesma quantidade de comidas sólidas. Estudos mostram que bebidas açucaradas estão diretamente ligadas com um maior risco de obesidade. Claro que os efeitos do açúcar vão muito além de somente o ganho de peso. O açúcar tem efeitos desastrosos na saúde do seu metabolismo e aumenta o seu risco de possuir diversas doenças. Enquanto pequenas porções de açúcar presentes naturalmente nos alimento – como em frutas – são aceitáveis, grandes quantidades de açúcar adicionado são um desastre. NÃO existe nenhuma razão para que consumamos esse tipo de bebidas e os efeitos à longo prazo da eliminação delas são extremamente benéficos.

Tomar mais água ajuda na perda de peso

Um truque bem simples para a perda de peso é beber mais água. Tomar cerca de dois litros de água por dia faz com que você queime 96 calorias a mais diariamente. Mas quando você toma água pode ser mais importante ainda, porque consumi-la antes das refeições ajuda a reduzir a fome e faz com que você automaticamente consuma menos calorias. Em um estudo onde consumiu-se meio litro de água meia hora antes das refeições fez com que as pessoas perdessem 44% de peso em um período de 4 meses. Quando combinada com uma boa alimentação, a prática de tomar bastante água ajuda você a perder peso. Além da água bebida cafeinadas como o café e o chá verde, também são uma boa pedida. A cafeína pode ajudar você a acelerar seu metabolismo em um curto prazo.

Pratique exercícios

Quando nós comemos poucas calorias, nosso corpo compensa isso queimando menos dela. Isso é a razão pela qual uma restrição calórica a longo termo pode reduzir significadamente o ritmo do seu metabolismo. Além de diminuir o ritmo, você também pode acabar perdendo massa muscular. Os músculos são ativos através do metabolismo.

A única estratégia comprovada para não reduzir a massa muscular é praticar musculação. Isso já se mostrou repetidamente eficiente na prevenção da perda de massa muscular e na diminuição do ritmo do seu metabolismo durante uma restrição calórico. Claro que quando levantamos peso não queremos somente perder gordura mas sim, definir nossos músculos do corpo. Se você não consegue ir até a academia, faça exercícios usando o próprio peso. O Youtube é cheio deles! Além disso fazer um cardio como caminhar, nadar ou correr também é importante, não tanto para a perda de peso mas sim para uma saúde em dia.

Reduza o consumo de carboidratos, especialmente os complexos

Cortar carboidratos é uma maneira muito efetiva de perder peso. Quando as pessoas fazem isso, seu apetite tem a tendência de diminuir e automaticamente se come menos calorias. Estudos mostram que comer uma dieta low-carb pode fazer com que você perca peso duas vezes mais do que quem faz dietas restritas ou low-fat. Além disso as dietas low-carb possuem outros benefícios para a sua saúde, especialmente para quem é portador de síndrome metabólica ou de diabetes tipo 2. Mas se você não quer aderir ao estilo de vida low-carb não tem problema.  Apenas certifique-se que você está comendo alimentos ricos em fibras e em todos os outros nutrientes.

Créditos de imagem: Shutterstock

Banner do site Reinehr.org