Muitos alimentos extremamente saudáveis já foram considerados ruins para a nossa saúde no passado. Isso aconteceu com o queijo e óleo de coco, por exemplo. Mas o alimento que mais sofreu discriminação foi o ovo que na verdade, é um dos melhores alimentos que existe no planeta.

Ovos não causam problemas cardíacos

Historicamente se considerou o consumo de ovos uma má ideia porque eles contém colesterol na sua composição. Um ovo grande possui 212 mg de colesterol, o que é muito se comparado à outras comidas. Porém muitos estudos demonstram que os ovos não afetam tanto assim os nossos níveis de colesterol. Na verdade ele aumenta os níveis de HDL (o colesterol bom). Um estudo de 2013 se dedicou a analisar 17 estudos sobre a relação do consumo de ovos com a saúde. Eles descobriram então, que os ovos não tem nenhuma associação com problemas cardíacos nas pessoas.

Os ovos são ricos em antioxidantes únicos

Os ovos são extremamente ricos em dois antioxidantes em particular: luteína e zeaxantina. Esses antioxidantes se reúnem na retina do olho e o protegem de doenças musculares degenerativas e de catarata. Em um estudo, suplementou-se a alimentação com uma gema e meia de ovo por dia, por cerca de cinco semanas. Esse hábito aumentou os níveis de luteína no sangue em 28-50% e de zeaxantina em 114-142%.

04-11-16-site

Os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta

Os ovos são carregados de proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais, boas gorduras e vários outros nutrientes. Um ovo grande contém:

  • 77 calorias, com cinco gramas de gordura e seis gramas de proteína – estas tendo todos os nove aminoácidos essenciais.
  • Rico em ferro, fósforo, selênio e vitaminas A, B12, B2 e B5 (entre outras)
  • 113 mg de colina, um nutriente muito importante para o nosso cérebro, entre outras funções. Um estudo revelou que 90% dos norte-americanos não consomem a quantidade adequada de colina em sua dieta.

Se você decidir incluir os ovos na sua dieta (e você deve) tenha certeza da procedência dos mesmos. Ovos caipiras possuem muito mais nutrientes do que ovos oriundos de fábricas criadoras de galinhas. Ah, coma a gema do ovo!! É lá que estão todos os nutrientes.

Os ovos te ajudam a perder peso

Existe uma escala de saciedade alimentar. Os ovos estão no topo dessa escala, porque eles são particularmente eficazes na tarefa de fazer você se sentir saciado e de comer menos calorias. Os ovos só contêm traços de carboidratos, o que significa que eles não irão aumentar os seus níveis de glicose no sangue. E um estudo com 30 mulheres acima do peso ou obesa que comiam pão no café da manhã ou ovos, o grupo que consumia ovos acabou comendo menos no almoço e no resto do dia. Comer ovos portanto, é bom para a saúde e te ajuda a ficar com a saúde em dia.

Banner do site Reinehr.org