Um exemplo perfeito de alimento saudável que foi demonizado no passado é o óleo de coco. A sua reputação ruim se deu ao fato de que ele é rico em gorduras saturadas. Mas como nós sabemos, gorduras saturadas não são tão ruins e o óleo de coco é um dos melhores que existe para cozinhar.

O óleo de coco é uma das fontes mais ricas de gordura saturada que você pode encontrar, com cerca de 90% das suas calorias compostas dla. Os estudos iniciais com óleo de coco que supostamente demonstravam que ele não era saudável, utilizaram óleo de coco refinado e hidrogenado – que contém gorduras trans. Portanto podemos afirmar que esse óleo é o mais seguro para cozinhar que ele possui muitos benefícios.

Populações que consomem óleo de coco são saudáveis

Se a gordura do coco fossem ruim para você, deveriam ter muitas pessoas doentes nas populações onde o coco é usado amplamente. E não é o que acontece. Populações que consomem uma grande porcentagem das suas calorias oriundas do óleo de coco são muito mais saudáveis do que as outras populações. Os Tokelauan consomem mais de 50% das suas calorias através do coco e são os maiores consumidores de gordura saturada do mundo. Os Kitavans consomem mais de 17% das suas calorias de gorduras saturadas, a maioria do coco. Ambas as populações não possuem vestígios de doenças cardiovasculares, mesmo consumindo todas essas quantias de gordura saturada.

O óleo de coco possui uma composição única de ácidos gordurosos

O óleo de coco é muito diferente da maioria dos óleos e contém uma composição única de ácidos gordurosos. Estes ácidos são em sua composição 90% saturados. Isso faz com que o óleo de coco seja resistente à oxidação em temperaturas altas. Por isso é o óleo perfeito para cozinhar em altas temperaturas. Além do mais, o óleo de coco é basicamente constituído quase que inteiramente de trigicerídeos de cadeia média. Esses ácidos gordurosos vão direto do trato digestivo para o fígado, onde eles irão se tornar corpos de cetona e se tornar uma fonte rápida de energia.

19-11-16-site

 

Óleo de coco é rico em ácido láurico

O ácido gorduroso mais abundante no óleo de coco é o carbono-12 ácido láurico, que é quebrado em componentes chamados de monolaurinas no corpo. O ácido láurico e a monolaurina são muito interessantes por conta da sua habilidade de matar micróbios como bactérias, fungos e vírus. Por essa razão, o óleo de coco pode te ajudar a se proteger de diversas infecções.

Óleo de coco, lipídios do sangue e doenças cardiovasculares

O óleo de coco não refinado melhora o perfil dos lipídios do sangue. Em dois estudos separados com ratos, comparou-se o óleo de coco virgem com o óleo de coco refinado e o óleo de milho. O óleo de coco virgem reduziu significativamente o colesterol como um todo e o colesterol LDL, oxidou o LDL e triglicerídeos e aumentou o colesterol HDL. Ele também possui efeitos favoráveis para a coagulação do sangue e um status antioxidante. Os triglicerídeos de cadeia média – que são as gorduras presentes no óleo de coco – também mostraram-se eficientes ao reduzir os triglicerídeos do sangue, se comparados às gorduras de cadeias longas. O óleo de coco pode te proteger de doenças cardíacas e não o contrário.

Óleo de coco pode te ajudar a perder peso

Existem evidências consideráveis que provam que o óleo de coco pode te ajudar a perder peso. Em um estudo com 40 mulheres que possuíam obesidade abdominal, o óleo de coco reduziu a circunferência das suas cinturas se comparado ao óleo de soja, além te ajudar em inúmeros outros benefícios da saúde. Os triglicerídeos de cadeia média se mostram particularmente eficientes em promover perda de peso ao:

  • Aumentar a dispersão de energia se comparados com gorduras de cadeia longa
  • Eles aumentam a saciedade
  • Eles levam você a, ao perder peso, eliminar gordura – o que indica que eles podem ajudar a poupar os músculos

Substituir outras fontes de calorias pelo óleo de coco pode te ajudar sim a perder peso!

O óleo de coco possui outros benefícios para a saúde

Como dito antes, o óleo de coco provavelmente se torna um corpo cetônico ao chegar no fígado. Os corpos cetônicos podem prover energia para o cérebro. Eles são particularmente úteis contra a epilepsia e podem te ajudar a melhorar diversas doenças. O óleo de coco também pode ser aplicado na pele para melhorá-la, bem como nos cabelos. Ou seja, o óleo de coco é mil utilidades e só irá trazer benefícios a você.

Créditos de imagem: Mercado Municipal de Curitiba

Banner do site Reinehr.org