Para a cultura popular (E não seria toda cultura popular? Mas isso fica pra outra hora.) o amendoim serve basicamente para duas coisas: comer salgado enquanto se toma cerveja, e como afrodisíaco. Mas ele tem muitas outras funcionalidades.

Depois de causar muita polêmica na segunda metade do século passado, como um grande agente alergênico, a situação desse tipo de vagem originário da região do Chaco, no centro da América do Sul, começou a mudar. Nos Estados Unidos, que eternizaram o amendoim na forma de pasta e como causa de vários choques anafiláticos no cinema, o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, desde o início deste ano, tem recomendado aos pais que incluam o amendoim na alimentação de seus filhos desde muito cedo, antes mesmo dos seis meses de vida, e com bastante frequência.

Não é um habito comum a todos os brasileiros incluí-lo em suas refeições, então, listamos abaixo alguns benefícios do amendoim para ajudar a convencê-lo a consumi-lo mais.

 

É bastante nutritivo

Para cada 100 g, o amendoim fornece aproximadamente 600 calorias, além de possuir uma grande quantidade gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. Contém também uma pequena quantidade proteínas. É também rico em vitaminas e minerais como o zinco, ferro, magnésico, fósforo e cálcio.

 

Faz bem pro coração

As já citadas gorduras monoinsaturadas são super importantes pra ajudar no controle do mau colesterol, aumentar o perfil lipídico do sangue e ajudar a prevenir doenças coronárias. Além disso, o amendoim contém uma boa quantidade de antioxidantes, como o ácido oleico, que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo. Há também a presença de resveratrol, aminoácidos e vitamina E, que ajudam a reduzir o risco de derrames cardíacos.

 

Faz bem pra pele

Os antioxidantes presentes do amendoim não ajudam apenas com problemas cardíacos, ele ão agentes fundamentais para a manutenção da saúde de sua pele, protegendo-a contra processos de exposição de exposição e oxidação de radicais livres. O ácido oleico do amendoim ajuda a inibir o crescimento de tumores, e é um importante aliado na prevenção do câncer de pele.

 

Baratinho, gostoso, fácil de encontrar e de agregar a seus pratos, o amendoim merece uma chance de integrar suas refeições. Faça um teste: ele é delicioso depois de assado por cinco minutinhos em forno alto, ótimo para misturar com seus cereais matinais.

 

Fonte da imagem: Couleur/Pixabay.

Banner do site Reinehr.org