Todo mundo gosta de frutas e legumes frescos, mas nem sempre temos tempo de ir à feira. Mas os congelados realmente são tão diferentes dos frescos? Novos estudos mostram que não é bem assim.

O processo de congelamento que utilizamos hoje, conhecido como flash freeze (trad. livre: congelamento rápido), surgiu na década de 1920, quando Clarence Birdseye notou que os Inuit do Alaska congelavam os peixes imediadamente após a pesca. Esse processo faz com que não se formem cristais de gelo muito grandes, que, aí sim, destruiriam as células dos alimentos, além prejudicar seu sabor.

Frutas e legumes contém uma quantidade muito grande de água em sua composição, o que significa que o processo de degradação desses alimentos se inicia logo após serem colhidos. Alguns tratamentos são utilizados para minimizar esse processo até o congelamento iniciar – o bacana é que não nenhum tipo de aditivo químico envolvido.

Mas você deve estar se perguntando: e os nutrientes? Bem, fique tranquilo se você é daquelas pessoas que recorrem aos congelados por não ter espaço físico para plantar ou tempo para ir à feira. A verdade é que alimentos frescos perdem nutrientes da mesma forma que os congelados. E isso pode acontecer até mais rápido no primeiro caso.

Em um estudo¹ realizado na Universidade da Califórnia, foram comparadas as taxas de nutrientes de oito legumes e frutas (brócolis, milho, espinafre, ervilhas, vagens, cenouras, mirtilos e morangos) antes e depois de serem congelados. Não houve diferenças significativas entre os dois tipos. Na verdade, no caso da vitamina C, por exemplo, o milho, as vagens e as amoras congeladas, apresentaram uma taxa mair do que as amostras frescas. Já o brócolis congelado manteve uma quantidade maior de riboflavin (uma vitamina do complexo B) do que o fresco. Isso se deve ao fato de o processo de degradação ser interrompido.

Em outra pesquisa² também da Universidade da Califórnia, os pesquisadores mostraram que as taxas de minerais como zinco, magnésio, ferro e cálcio, praticamente não sofriam nenhum tipo de alteração.

Então não se preocupe, compre sem medo seus alimentos congelados se você não dispor de uma horta.

 

Pesquisa 1 (em inglês): clique AQUI.

Pesquisa 2 (em inglês): clique AQUI.

 

Fonte da imagem: PDPics/Pixabay.

 

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!