Chegam as festas de final de ano e junto com elas as tentações de comer, comer e comer! Não importa quais sejam as suas crenças e seus hábitos, quando chega final de ano nosso coração balança pelos deliciosos pratos preparados com tanto amor e carinho por nossos familiares e amigos. Uma das melhores coisas a se fazer na refeições de final de ano é ir para as comemorações sabendo que terão diversos alimentos lá e que você não irá conseguir desviar deles. Assim que você reconhecer isso, o próximo passo é adotar a postura de aproveitar as refeições – e por aproveitar queremos dizer comer o que tiver na mesa – mas sem exagerar. Ah, mais uma coisa: não comer nada no dia anterior não ajuda ok? Só atrapalha! Seguem aqui algumas dicas para você aproveitar as festas de final de ano de barriga cheia, feliz e sem exageros.

man, doubling over in acute body stomach pain

Não fique em modo de depravação

Se você adotar o modo “consumir tudo em moderação” é muito mais fácil de viver. Se você cria uma mente povoada com pensamentos que proíbem absolutamente tudo quando o assunto é alimentação, a vida fica mais difícil. Portanto não fique se depravando. Tenha consciência do que você come e em que quantidade.

Se eduque

Essa é uma dica que pode abrir teus olhos não somente para as festas de final de ano, mas para todo ano. Escolha alguns dos seus pratos favoritos de final de ano e dê uma olhada nos ingredientes e nas calorias das porções. Sabendo isso, você terá mais consciência do que comer e de quanto comer.

Permita-se comer algumas coisas diferentes

Imagine a seguinte situação: você está indo jantar na casa daquela pessoa que você sabe que cozinha comidas muito saborosas e que, obviamente, te deixarão com água na boca. Se você sabe que ao chegar lá não irá resistir, NÃO se desespere. Aproveite o momento! Não é sempre que essa pessoa vai cozinhar desse jeito para você né? Está tudo bem em comer um pouquinho, só não pode exagerar ok?

Peça meia porção

Se você vai em um restaurante fazer alguma refeição e esta é muito grande, peça meia porção. Se caso você não possa pedir meia porção, pegue o prato e coma metade. A outra metade peça para embalar para levar. Assim você irá comer bem e terá comida para o outro dia! Ao fazer isso você irá perceber que, muitas vezes, não precisa comer um prato inteiro de comida. Somente a metade já é suficiente.

Se você não ver, não há tentação

Ficar olhando e admirando toda aquela comida ajeitada de uma maneira tão bonita vai despertar muita fome e gula em você. Portanto sirva um pequeno prato e saia de perto das refeições. Mantenha o seu foco nas conversas com as pessoas que estão na festa e não nas comidas e bebidas disponíveis.

Beba água

Parece simples mas tenha certeza de que você está hidratado durante as celebrações de final de ano. E por hidratado queremos dizer de água ok? Evite tomar muitas bebidas alcoólicas, especialmente as que contém quilos de açúcar. Caso for beber álcool, o faça em moderação e não esqueça que beber de estômago vazio nunca é uma boa ideia.

Evite se estressar

é mais fácil falar do que fazer mas é muito importante lembrar que as festas de final de ano servem para você ser grato e passar um tempo com sua família e amigos. Portanto passe esses dias sem pensamentos negativos, sem ficar se culpando e se estressando por conta da alimentação. Não vai poder fazer exercícios porque irá viajar? Está tudo bem. Alguns dias fora da linha não irão destruir os hábitos criados e consolidados em você. Basta não exagerar e se manter focado!

Créditos de imagem: Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!