Doces e coloridas frutas cítricas são um jato de luz em qualquer dia escuro. Mas elas não são somente bonitas e brilhantes. Elas também são nutritivas. Essa classe de frutas inclui limões, limas, laranjas e toranjas, além de suas híbridas.

As frutas cítricas crescem em árvores coloridas, frutíferas e em arbustos. Elas são caracterizadas por uma dura casca e um interior cremoso. Hoje em dia essas frutas são cultivadas em climas tropicais e subtropicais por todo o mundo. Suas maiores produções são na Espanha, Brasil, China, Estados Unidos, México e Índia. Um fato interessante sobre as frutas cítricas é que um terço delas é consumida em forma de suco. As frutas cítricas possuem diversos benefícios que você pode conferir com a gente.

Elas contém nutrientes que melhoram a saúde do seu coração

Um estudo japonês descobriu que pessoas que consomem grandes quantidades de frutas cítricas possuem menos chances de desenvolver problemas cardíacos. Uma revisão de estudos feita agora em 2017 sugere que as toranjas estão ligadas com uma diminuição de pressão sanguínea. Diversos componentes das frutas cítricas podem melhorar também, aspectos da sua saúde do coração. Por exemplo, as suas fibras solúveis e flavonóides podem melhorar os seus níveis de colesterol e aumentar os níveis de do colesterol HDL e diminuir os níveis do colesterol ruim LDL.

Podem proteger o seu cérebro

Os flavonóides presentes nas frutas cítricas podem ajudar a afastar as doenças neurodegenerativas como a Alzheimer e o Parkinson, que resultam da quebra de células do sistema nervoso. Em partes, essas doenças são causadas por inflamações. E os flavonóides encontrados nas frutas cítricas possuem propriedades anti inflamatórias que ajudam a proteger o sistema nervoso. Tipos específicos de flavonóides, incluindo hesperidina e apigenina, se mostraram úteis na proteção de células do cérebro, além de melhorar a função do cérebro – de acordo com estudos feitos em ratinhos de laboratório.

O lado ruim das frutas cítricas – suco de frutas

Enquanto o suco de laranja é rico em muita vitamina C e outros nutrientes, o suco não é tão saudável quanto a fruta inteira. Isso é porque um copo de suco de frutas provém muito mais açúcar  e muito menos fibra do que a fruta inteira. E existem algumas razões do porquê isso é um problema. Primeiramente, mais açúcar quer dizer mais calorias. Consumir sucos de fruta e outras bebidas ricas em calorias pode fazer com que você ganhe peso. Segundo, quando seu corpo consome muita frutose (o tipo de açúcar no suco de frutas) é rapidamente absorvido na sua corrente sanguínea e despejado no seu fígado. Se o seu fígado receber mais frutose do que pode aguentar, ele transforma essa frutose em gordura. Com o tempo, essas gorduras depositadas podem causar problemas no fígado. Porém ganhar a frutose da fruta inteira não é um problema, já que você está ganhando um pouquinho de cada vez.

Créditos de imagem: Grupo NK

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!