Doces e coloridas frutas cítricas são um jato de luz em qualquer dia escuro. Mas elas não são somente bonitas e brilhantes. Elas também são nutritivas. Essa classe de frutas inclui limões, limas, laranjas e toranjas, além de suas híbridas.

As frutas cítricas crescem em árvores coloridas, frutíferas e em arbustos. Elas são caracterizadas por uma dura casca e um interior cremoso. Hoje em dia essas frutas são cultivadas em climas tropicais e subtropicais por todo o mundo. Suas maiores produções são na Espanha, Brasil, China, Estados Unidos, México e Índia. Um fato interessante sobre as frutas cítricas é que um terço delas é consumida em forma de suco. As frutas cítricas possuem diversos benefícios que você pode conferir com a gente.

Elas são ricas em vitaminas e em componentes saudáveis

As frutas cítricas são uma fonte excelente de vitamina C, um nutriente que deixa o sistema imunológico mais forte e mantém a sua pele macia e elástica. Na verdade uma laranja média possui toda a vitamina C que você precisa em um dia.  As frutas cítricas também possuem grandes quantidades de outras vitaminas e minerais que seu corpo precisa para funcionar de maneira adequada como vitamina B, potássio, fósforo, magnésio e cobre. Além disso eles possuem ações anti inflamatórias e antioxidantes e outros componentes que incluem sessenta variedades de flavonóides, carotenóides e óleos essenciais.

São uma boa fonte de fibras

Somente um copo de suco de laranja contém quatro gramas de fibras. Colocando isso sob perspectiva, é recomendado que você consuma 14 gramas de fibras a cada 1000 calorias que você consome. As fibras possuem diversos benefícios para a saúde incluindo melhorar a saúde digestiva e auxiliar na perda de peso. As laranjas são particularmente ricas em fibras solúveis que são o tipo de fibra que auxilia a diminuir os níveis do colesterol. Comparado a outras frutas e vegetais, as frutas cítricas são únicas.

As frutas cítricas são baixas em calorias

As frutas cítricas além de serem baixas em caloria, contém água e fibras que ajudam você a se sentir saciado. Um estudo de 2015 que percebeu o padrão de alimentação e de peso de pessoas por vinte e quatro anos descobriu que o consumo de frutas cítricas está diretamente ligado a perda de peso.

Podem reduzir o risco de pedras nos rins

As pedras nos rins são minerais de cristais que doem. Elas podem se formar quando a sua urina está muito concentrada ou quando você possui muitos minerais formados de pedras dentro da sua urina. Um tipo de pedras nos rins é causado por uma pequena quantidade de citrato na urina. Muitas frutas e vegetais – especialmente os cítricos – podem aumentar os níveis de citrato na sua urina, reduzindo o risco de pedras nos rins. Além disso de acordo com um estudo que durou 40 anos, foi comprovado que pessoas que consomem frutas cítricas possuem menos pedra nos rins.

Créditos de imagem: ideianutri

Banner do site Reinehr.org