Há três anos, desde que um vídeo mostrou uma equipe de biólogos marinhos salvando uma tartaruga que estava com um canudinho preso dentro do seu nariz viralizou na internet (aviso: as cenas são fortes), teve início uma campanha que foi ficando cada vez mais intensa pelo fim do uso do acessório. Essa campanha se ampliou, ganhou o mundo e hoje conta com o apoio até da ONU Meio Ambiente que, além dos canudinhos, também enfoca nos chamados plásticos de único uso: talheres, pratos, copos, embalagens e outros utensílios descartáveis.

Parte da indústria saiu na defensiva e vem usando o argumento de que o plástico é reciclável e, portanto, o canudinho também o seria. Mas, ainda que fosse possível reciclar todos os canudinhos usados no mundo (aproximadamente 4% do lixo plástico do planeta), mesmo assim sua reciclagem não seria viável e nós te explicamos três dessas razões:

1) Petróleo

Um dos principais motivos é a matéria-prima usada para a fabricação do plástico que dará origem ao canudinho. Eles são feitos de produtos derivados do petróleo, como polipropileno e poliestireno. O petróleo é uma fonte não renovável e responsável por algumas das causas de maior poluição da água, da terra e do ar. Ou seja: a sua produção por si mesma já é uma agressão ao meio ambiente.

2) Recolhimento e armazenamento

Por ser um material pequeno e muito leve, o canudinho não é um material de fácil manejo. Mesmo que seja acondicionado em lixeiras destinadas a coleta seletiva, há sempre uma probabilidade de ele escapar, ser carregado pelo vento, cair no chão e não ser percebido. Além disso, dependendo do uso que lhe for dado, estará sujo e contaminado por dentro, o que inviabiliza sua reciclagem.

3) Microplástico

Assim como todos os outros itens que entraram para a lista da campanha #PorUmMundoSemPlástico, da ONU, os canudinhos vão parar no mar, mesmo quando utilizados em cidades sem praia. Já existem pesquisas científicas que comprovam uma grande quantidade de microplástico na água, nos alimentos, nos animais marinhos e até no sal de cozinha. Essa substância é altamente nociva e deriva da decomposição lenta de todo o plástico que se acumula nos oceanos. Um canudinho tem um uso médio de quatro minutos e tem um tempo estimado de mil anos para a sua total decomposição.

Ou seja: sendo ou não sendo recicláveis, os canudinhos de plástico não são uma opção viável tanto para o meio ambiente quanto para a nossa saúde. Sempre que for possível substituí-los ou simplesmente não usá-los, essa será a melhor escolha.

Quais são as suas ideias para alternativas ao canudinho de plástico? Mostra pra gente?