De tudo o que se pode criar na imaginação, essa é sem dúvida a minha preferida, a criação da coragem. Muitos seres afirmam não tê-la, continuam sentados no “sofá da segurança” da sala de suas vidas.
Não ter coragem é uma mentirinha sacana que o cérebro conta para continuar tudo como está. Afinal o que é o medo, se não uma invenção? Que na maior parte dos casos nunca se concretiza. Então se temos tanta facilidade para criar o medo, o que acontece quando se trata de coragem?
Não estou a me referir apenas ao aspecto aventureiro, onde se pula na cachoeira ou se salta de paraquedas. Necessitamos doses diárias de coragem, ao entregar um projeto, a pedir demissão e a dizer ao outro um ‘te amo’. Isso é particular, o que para você é fácil e tranquilo, para o outro pode não ser. Logo a coragem possui um significado especial a cada pessoa.
Lembro-me quando decidi deixar o país, amigos e família, para viver uma imersão cultural na Irlanda, ouvia com frequência: Você é corajosa! E rapidamente eu rebatia: “Não, eu não sou! Eu finjo que sou.” Soava estranho dizer, mas achava graça. E hoje isso ganhou sentido.
Toda mensagem enviada constantemente ao cérebro, constrói a composição de uma crença, essas mensagens ficam armazenadas no córtex pré-frontal. É possível alterar um padrão de pensamento enraizado há anos? Exemplo: “Eu não sou corajoso (a).” Sim. É possível e é preciso.
A estratégia do fingir é bem-vinda para transformar uma sensação. Quando digo que a coragem é uma invenção, busco provocar em ti o desejo de acessar algo que já está contigo. A essência da coragem habita o nosso ser, e acessar é decisão. Repita:
“Eu escolho acreditar que a coragem está em mim.”
Palavras contém muita energia. Use-as positivamente sempre que puder, lembre-se que o seu córtex pré-frontal leva tempo para enraizar nova crença. Ajude-o.
Mais cautela com os pensamentos, eles podem nutrir ou envenenar.
Que tipo de coragem você precisa?
- A coragem para dizer algo
- A coragem para romper com alguém
- A coragem para executar uma ação
- A coragem para expor uma ideia
- A coragem para amar de novo
- A coragem para ir embora
- A coragem para dizer NÃO
- A coragem para vencer uma doença
- A coragem para pedir perdão
- A coragem para viajar sozinho (a)
- A coragem para compor sua música
- A coragem para dizer SIM
Como são amplos os anseios. Como são incríveis as possibilidades de novas portas se abrindo ao inventar a coragem dentro do peito. Eis a diferença, inventar coragem não quer dizer mentir a si mesmo, mas potencializar uma essência já existente dentro do teu ser.
Quando você está trabalhando na invenção ou criação de algo, existe uma dedicação para que essa obra se realize. O mesmo ocorrerá na construção de uma crença positiva, quanto mais dedicação, mais enraizada ela fica. Então vamos fortalecer a parte corajosa que existe em você?
Repita:
“Eu tenho comigo, todos os recursos necessários para ir de encontro com o melhor e mais adequado em minha vida, e com sabedoria utilizo a coragem e no momento oportuno realizo.”
Caso queira dividir algo sobre isso, será um prazer.
Instagram: psi.dianna
E-mail: diannapsi@gmail.com