Olá caro leitor, nossa coluna se chama passos para uma vida sustentável, mas você sabe exatamente o que a palavra sustentável significa?
A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.
O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Esse conceito pode ser aplicado para falarmos de uma comunidade ou do própria planeta em si.
Quando falamos em sustentável também estamos falando em desenvolvimento sustentável e este é baseado em um tripé. Esse tripé é composto por três princípios: o social, o ambiental e o econômico.
A sustentabilidade não se sustenta sem esses três pilares, é através deles que ela acontece.
Social: São os indivíduos e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.
Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e à forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
Econômico: Relacionado à produção, à distribuição e ao consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.
O tripé da sustentabilidade: aspectos sociais, ambientais e econômicos precisam trabalhar em conjunto. Dentro de cada pilar surge uma forma de sustentabilidade. Cada uma abrange um campo e que em conjunto todas trabalham para um bem maior, a preservação do planeta, do ser humano e da sociedade em que ele vive.
Sustentabilidade Ambiental
A Sustentabilidade ambiental abrange a conservação e a manutenção do meio ambiente.
Importante que a sustentabilidade ambiental seja efetivada, as pessoas devem estar em harmonia com o meio ambiente, para obterem melhoria na qualidade de vida.
Como objetivo, a sustentabilidade ambiental tem os interesses das gerações futuras não estejam comprometidos pela satisfação das necessidades da geração atual.
Ou seja, precisamos cuidar no nosso meio ambiente e preservá-lo agora para que as próximas gerações tenham um meio ambiente ainda preservado.
Sustentabilidade Social
A sustentabilidade social busca a igualdade dos indivíduos, procurando o bem-estar da população.
A população faz parte desse movimento, ela luta e fortalece as propostas de desenvolvimento social, acesso à educação, à cultura e à saúde.
Sustentabilidade Econômica
A sustentabilidade econômica é um modelo de gestão sustentável. Isso implica a gestão adequada dos recursos naturais, que buscam o crescimento econômico, o desenvolvimento social e melhoria da distribuição de renda.
Ou seja, a sustentabilidade econômica é a busca justa de distribuição de renda, buscar distribuir as riquezas produzidas pelo homem.
Como sempre em minhas colunas gosto de deixar algumas dicas práticas de como aplicar o tema proposto, hoje vamos a algumas dicas simples de como aplicar a sustentabilidade em nosso dia a dia. As ações sustentáveis podem ser Individuais como:
Economia de água;
Evitar o uso de sacolas plásticas;
Reduzir o consumo de carne bovina;
Preferência por consumir produtos biodegradáveis;
Separar o lixo para coleta seletiva, Reciclagem.
Já citei em outras diversas colunas como podemos ser mais sustentáveis.
Vale lembrar que no processo de sermos sustentáveis, não conseguiremos mudar nossos hábitos do dia para a noite, então tenha paciência e aos poucos com pequenos hábitos você se tornará alguém mais sustentável. Invista em educação ambiental.
A importância da educação ambiental reside na formação de cidadãos conscientes. Ela visa o aumento de práticas sustentáveis, bem como a redução de danos ambientais.
Então caro leitor, busque se educar, ler, refletir sobre sustentabilidade, quando você menos perceber ela estará fazendo parte do seu dia a dia de forma efetiva e pratica.