No cotidiano, as exigências por vezes, são inúmeras. Elas exercem uma enorme pressão sobre os nossos recursos e a nossa capacidade de resposta. É importante perceber a exigência das atividades que tem de concretizar e garantir se está preparado para responder-lhes ou resolvê-las de forma diligente. Caso verifique que a sua ansiedade e irritabilidade estejam a aumentar e logo sentir um abatimento no seu humor, provavelmente está a sofrer de estresse. O estresse faz-se sentir sempre que a sua capacidade de resposta seja inferior as exigência que enfrenta. Se você não é capaz de responder de forma ativo e eficaz às exigências do seu dia-a-dia, a sua autoestima pode sofrer sérios abalos.

 

Aqui vai uma dica para te ajudar a diminuir a carga de estresse, assim que ele pintar. Procure fazer coisas que você gosta de fazer. Frequentemente, quando andamos abatidos, com preocupações demasiadas e que ocupam a nossa cabeça, aliadas de alguns sentimentos negativos, unimo-nos a isso e deixamos de fazer coisas que nos fazem sentir bem. Esta é uma dificuldade acrescida para a autoestima. É importante promover uma rotina que possa ter um retorno positivo, que promova sentimentos positivos. Ao experimentar boas sensações, seguramente isso fará com que todo o seu ser fique mais alegre, mais positivo e mais tranquilo. Promova aquilo que o faz sentir-se bem, mesmo que esteja a sentir-se mal.

 

No consultório de psicanálise, tenho recebido um enorme número de pessoas que se sentem adoecidos, com um terrível estado de desânimo e logo pensam estarem sofrendo de depressão. É preciso que se tenha a permissão de poder se autoconhecer e se auto observar, para assim, poder identificar um estado de tristeza de um estado de desânimo transitório, ou ainda, de um quadro de ansiedade de um estado de estresse. Ambos, ocorrem em diferentes níveis, até mesmo juntos, porém, o mais importante é procurar identificar quando ocorre e o que possa estar desencadeando tal desconforto.

 

Normalmente, após uma investigação mais profunda sobre a história da pessoa e o modo de vida, a maioria dos casos, estão amplamente relacionados ao estresse ou ansiedade vividos.

 

Mais algumas dicas, as quais, quando levadas a sério, podem fazer pequenas mudanças positivas:

 

Envolver-se em atividades lúdicas como música, pintura, poesia ou dança. Este tipo de atividade lúdica ou artística permite que você possa expressar-se, e adquirir um senso de comando, levando-o a interagir positivamente consigo mesmo e consequentemente com os outros. Procure uma destas atividades ou outras na sua localidade, como andar em parques, museus, teatro, andar de bicicleta, ou até mesmo ter aquele bate-papo com aquele seu amigo ou amiga, que há tempos não encontra. Invista em si mesmo e na promoção do seu bem-estar.

 

Outro ponto importante é envolver os outros no seu objetivo. Informe alguns dos seus amigos e familiares de confiança pelo que você está passando e peça o seu conselho e apoio. Talvez eles também tenham problemas semelhantes. Passar por momentos difíceis sozinho é algo ruim e pode comprovar-se como destrutivo e traumático. Não esquecendo de que buscar a ajuda de um profissional de saúde é importante em diversos momentos da vida.

 

 

 

❤💙❤

………………..
Lane Lucena é apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, psicanalista clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental. Idealizadora do Viva Sua Essência e do Psiqueanalise.com. Coach de escrita. Criadora da “” – que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “”.