A correria do dia a dia é um convite à ansiedade, que ainda pode levar a problemas alimentares e insônia. Mas tenho uma boa notícia: é possível se afastar desse mal investindo em atividades físicas certas e novos hábitos alimentares.
Quando tensão, nervosismo, irritação e preocupação excessiva pintam na área, é preciso ficar alerta, pois você pode estar diante de um quadro de ansiedade.
Segundo Cláudia Chang, doutoranda em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade de São Paulo (USP), “A ansiedade é um transtorno psiquiátrico muito comum, que pode vir acompanhada de sintomas físicos, tais como taquicardia, dormência, insônia e, claro, alterações no hábito alimentar”.
Aí vem uma questão, o porquê da ansiedade. Por que somos ou ficamos ansiosos? É possível que alguns fatores genéticos ainda pouco conhecidos nos influenciem a sentir ansiedade, mas o grande vilão é o ambiente que influencia muito no desenvolvimento do problema. Portanto, é fundamental que afastemos os pensamentos negativos típicos dessa condição e que são fabricados pelo estresse do dia a dia.
A ansiedade produz um sentimento de insegurança ou medo sem fundamentação real. Em algum momento da vida, somos ou ficamos ansiosos, sem que isso seja patológico. Existem vários tipos de ansiedade. Ela pode surgir na forma de medo, inquietação, sensação de perigo iminente (medo de insucesso, morte súbita, medo de perder o autocontrole, medo de ficar mentalmente sem estabilidade). A ansiedade é manifestada fisicamente como secura na boca, pulso acelerado, transpiração, opressão torácica e vertigens. Nestes casos, classifica-se como estado de angústia.
Quais são os nossos aliados? Dispomos de ferramentas que controlam a ansiedade, como hábitos de vida saudáveis, por exemplo: alimentação balanceada, atividade física regular, atividade social e intelectual, além de acompanhamento de um bom profissional da saúde.
Dica 1 – Crie comportamentos novos
Normalmente, mantemos comportamentos que nutrem a ansiedade. Procrastinar, fugir, evitar, deixar para depois são formas de alimentar a ansiedade. Nada é mais inteligente do que tomar a frente e lidar com a situação para conseguir perceber que você tem forças para encará-la. É lógico que isso não é tão simples quanto parece. Ninguém deixa de ter medo de escuro trancando-se em um quarto escuro. Existem vários métodos de aquisição de novos comportamentos que simplesmente “transformam” você.
Dica 2 – Reorganize os alarmes falsos
É comum, na ansiedade, você se ver em situações de pânico que, na realidade, não existem. Para se livrar da ansiedade, é fundamental que você saiba reconhecer e, mais que isso, organizar esse tipo de situação. Pense bem em como as coisas estão se desenrolando no seu dia a dia e procure identificar quais são os alarmes falsos que você enfrenta no cotidiano.
Dica 3 – Diminua as preocupações
Aprenda a técnica de diminuir as preocupações com um simples exercício. O que você necessita fazer é deixar de controlar tudo o que acontece a sua volta e, dessa forma, será mais fácil evitar as tensões e preocupações. Comece por coisas simples da sua rotina, como observar a natureza enquanto andar na rua, contar os minutos para entrar no transporte público e essas coisas.
Dica 4 – Aprenda a controlar a respiração
Sempre que estamos tensos, preocupados com algo, isso influencia a maneira como respiramos. Focar na sua respiração é uma técnica comum e eficaz para relaxar os nervos. Enquanto pensa, tente alinhar a respiração, escute os movimentos da sua respiração, que isso vai ajudar você a se acalmar. Se possível, busque um ambiente calmo, de preferência em contato com a natureza.
Exercício 1 – Controlando a respiração
• Procure um local onde se sente tranquila;
• Acomode-se bem;
• Vá compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada;
• Ao inspirar, deixe o abdome expandir-se, ou seja, estufar a barriga, e não o peito; e
• Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca.
Se, por acaso, estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitada, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.
Outra técnica de respiração é tampar a narina direita e inspirar pela esquerda. Depois, tampar a esquerda e soltar o ar pela direta. Alterne as narinas.
Dica 5 – Pratique exercícios físicos
Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Se ainda não tiver o hábito de fazer caminhada, por exemplo, recomenda-se iniciar aos poucos. Pode ser três vezes por semana, por pelo menos meia hora, e já vai ajudar a lidar com a ansiedade. Além de ser um exercício para o nosso corpo, pode ser o que você precisava para exercitar a mente, sob a forma da meditação ativa. Sempre que andamos, pensamos. Procure fazer a caminhada de meia hora e experimente pensar nos pontos geradores de ansiedade que você precisa trabalhar.
Exercício 2 – Iniciando o dia
• Espreguice-se lentamente até perceber uma agradável sensação de relaxamento muscular;
• Pode distender os músculos até sentir um ligeiro incômodo, mas nunca até a dor;
• Mantenha a distensão de 10 a 30 segundos, pare e recomece de novo, de 2 a 3 vezes.
Exercício 3 – Massageando o corpo
A automassagem estimula e contribui para dissipar a fadiga do início do dia.
• Comece por estimular o couro cabeludo, agarrando um punhado de cabelos em cada mão e puxando durante 5 segundos, até que todo o seu couro cabeludo esteja estimulado.
• Feche a mão, mas não com força, e bata em todas as partes acessíveis do seu corpo, menos na coluna vertebral.
Algumas técnicas, como o relaxamento, podem trazer alívio imediato e passageiro. Estas técnicas podem se configurar como primeiro recurso de trabalho com objetivo maior de levar a identificar quais são os estímulos presentes no ambiente, que produzem estes comportamentos; como sua história de vida e de interação com o ambiente favoreceram estas relações e quais são os meios mais funcionais de alterá-las. Este aprendizado trará as respostas para a resolução do problema, devolvendo o bem-estar e a harmonia.
Como lidar com a ansiedade?
Meu conselho é organizar de forma coerente os pontos chaves de um processo de autoconhecimento, que funcione de forma equilibrada, introduzindo atividades e ferramentas práticas, as quais vão ajudar a inserir novos hábitos saudáveis e a fazer mudanças internas necessárias, assim reprogramando a forma de pensar e agir; o que acaba contribuindo para a minimização da ansiedade e melhoria em todas as áreas da vida.
Lane Lucena | Viva Sua Essência
vivasuaessencia@outlook.com
…………
Missão do Viva Sua Essência:
Despertar o autoconhecimento, autorrealização, transformação e superação.