Presentes Com Propósito: Presentear no natal mas sem prejudicar o meio ambiente

Olá caro leitor, natal está chegando e com ele festividades, presentes e comemorações. Vamos refletir hoje sobre presentes, já pensou em presentear alguém com propósito? Evitando assim, que o seu presente não se torne mais uma lembrança, que vai ser colocada no fundo de uma gaveta?

Presentear é uma das mais antigas tradições de natal, então vamos presentear, mas com propósito e originalidade e respeitando o meio ambiente.

Como sabemos, a origem de presentear no natal surgiu com o dono da festa de natal, Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã quando Jesus nasceu três reis magos foram até ele para presenteá-lo, levaram ouro, incenso e mirra, esses presentes tinham um propósito específico.

A visita dos reis magos aconteceu no dia 6 de janeiro – conhecido como Dia de Reis – a tradição de dar presentes ficou para o dia do Natal de Cristo ou ainda na véspera, como costuma acontecer em muitos lares brasileiros.

Com a minha mudança de hábitos percebi que não presenteamos mais com propósito, muitas vezes presenteamos no automático, ou mesmo na obrigação.

A tradição saiu do sentido original, o consumismo prevaleceu, compras sem consciência estão sendo feitas, isso acaba impactando negativamente o meio ambiente a gerando a cada natal mais e mais lixo e muita poluição.

Então caro leitor, convido você a fazer uma escolha consciente nesse ano, fugir de toda a lógica consumista e investir em presentes com propósito, ecológicos e que com certeza vão impressionar que irá ganhar.

Vamos ver algumas dicas práticas para te ajudar nessas escolhas conscientes!

1 –Compre local e de quem faz

Um presente feito de forma artesanal e adquirido de alguém que vive próximo a você tem grande significado. Em vez de uma grande rede de lojas e marcas famosas, você estará prestigiando alguém que garante o sustento da família ou está bancando um sonho pessoal com a venda de um produto. Em geral, o processo artesanal demanda menos uso de recursos naturais e as peças são feitas de materiais mais duráveis. Por isso, visite feiras de artesanato e fique atento às indicações de amigos sobre produtos feitos de forma manual e ecológica na sua cidade.

2 –Presenteie com experiências

Presentear alguém não significa apenas oferecer um produto físico, já pensou nisso? Que tal uma sessão de massagem relaxante, um curso online, um tratamento de beleza, uma hora de alguma terapia alternativa, uma sessão de cinema ou uma diária em um lugar perto da natureza? esses também podem ser presentes com propósito. Em vez de oferecer algo que possa ficar guardado para sempre dentro de uma gaveta, ofereça uma experiência agradável e que será lembrada sempre com muito carinho por quem ganhou o presente.

3 – Presentes ecológicos para uma vida sem lixo

Viver sem gerar lixo é um dos grandes desafios do mundo moderno. Mas ser difícil não significa ser impossível. Tudo é uma questão de mudança de hábitos e quando isso ocorre, se torna até fácil. Recusar um canudo, evitar descartáveis, usar seu próprio copo e garrafas duráveis, além de evitar o uso de produtos plásticos poluentes são algumas atitudes de quem se preocupa com a disposição final daquilo que consome. Para incentivar bons hábitos de amigos e familiares, que tal presentear com canudos ou copos duráveis, um kit de talheres para usar fora de casa (e evitar os descartáveis), ou uma escova de dente ecológica?

4 – Faça você mesmo

E uma última dica para quem quer dar presentes com propósito neste Natal: que tal fazer você mesmo o presente? Mais do que comprar algo pronto, você pode colocar a energia em algo feito especialmente para alguém. Isso elevará o significado do presente à milésima potência. Bastar colocar seus dotes artísticos e artesanais em ação.

Então meu caro leitor se você gostou dessas dicas e elas foram uteis, compartilhe nas suas redes sociais para inspirar mais pessoas a presentear com mais propósito e significado na festa de nascimento de Jesus Cristo. E se tem alguma outra dica sobre como presentear com propósito, conte pra gente nos comentários.

Dicas citadas por Ciléia Pontes.