Olá caro leitor, na semana passada terminei a coluna “horta sustentável” falando sobre o lixo produzido em nossa cozinha, ele representa 75% de toda a nossa produção diária de lixo.

Hoje, irei repassar algumas dicas do que podemos reduzir em nosso dia a dia para diminuir a produção de lixo na cozinha.

O papel alumínio é um item que pode ter seu uso reduzido dentro de nossa cozinha. Geralmente usamos ele para não grudar certos alimentos na hora do cozimento ou até mesmo para envolver a carne ou alimentos que vamos assar.  A dica é, evite usá-lo. Você pode substituí-lo por outras coisas; se for usar o papel alumínio para não grudar no recipiente, que tal colocar em uma panela ou tigela de barro antes e depois colocar em um refratário e levar ao fogo? Se a sua receita permitir, use mais óleo vegetal, assim evita de grudar os alimentos, se infelizmente grudar, deixe de molho na água com bicarbonato, é mais fácil de limpar depois.

O papel toalha é fácil de substituir: utilize toalhas de pano mais velhas e deixe-as reservadas somente para esse uso, você pode usá-las para untar formas, secar pequenas coisas, depois é só lavar e já estarão prontas para o uso novamente.

Papel manteiga, esse você deve deixar de ser preguiçosa (o) e untar sua forma e depois desenformar o seu bolo, não é difícil. Passe o óleo vegetal em toda a extensão da forma e depois polvilhe com farinha de trigo branca, quando desenformar vai sair super fácil. Outra dica, se for para biscoitos você pode utilizar um tapetinho de silicone específico para isso, vende em lojas de confeitaria e se você tem acesso a folhas de bananeira, elas também podem ir ao forno.

Plástico filme, esse é um dos grandes vilões da cozinha, pois ele nunca é reciclado. É de extrema importância que possamos substituí-los por outras coisas, como por exemplo, o pano encerado ou utilizar mais potes para armazenar os alimentos. Lembre-se de utilizar potes de vidro. Neste link aqui você vai ver como fazer seus próprios panos encerados.

Esponja plástica para lavar a louça é outro grande problema ambiental. Elas geralmente não são recicladas e nem mesmo chegam a ir para as cooperativas de reciclagem, pois a maioria das pessoas as descartam como lixo orgânico. Então a dica é, substitua por bucha vegetal, ela também serve para lavar a louça e depois de velinha pode ser colocada na composteira e virar adubo.

Detergente comum é feito com sulfato que prejudica o meio ambiente e a nossa pele. Que tal substitui-lo por um detergente natural ou um sabão de coco? ele é o sabão mais natural disponível hoje no Brasil. Aqui nesse link você encontra uma receita de detergente natural e de um spray para limpar o fogão.

Com essas pequenas dicas você já conseguirá diminuir relativamente o seu lixo no dia a dia.

Reduzir a nossa produção de lixo diário é uma necessidade urgente, o mundo está à beira de um colapso de lixo. Em 2050, projeta-se que haverá mais plásticos do que peixes no oceano, então temos a obrigação, enquanto moradores desse planeta, em fazer a nossa parte e não deixar isso acontecer.

O planeta terra é a nossa única casa, então vamos cuidar bem dele, são com pequenas atitudes que conseguimos a cada dia ter uma vida mais sustentável.