Agenda ONU 2030 – 1º Objetivo erradicar a pobreza

Olá caro leitor, há algumas semanas atrás falei com vocês sobre a agenda  2030 da ONU e seus objetivos para um desenvolvimento sustentável.

Conversando com uma amiga, que também contribui com esse portal maravilhoso que é o Medictando, ela me sugeriu que eu escrevesse matérias discorrendo sobre cada objetivo da agenda 2030. Acho muito válido isso, pois assim conhecerá todos eles e poderá ver o que melhor se encaixa com você e assim fazer a diferença no mudo.

Em cada item também vamos dar dicas práticas de como colocar cada objetivo em ação.

Vamos começar com o primeiro então que é: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. O texto a seguir também está disponível no site da ONU, explicando detalhadamente esse objetivo. Leia com atenção e depois vamos falar como você poderá ajudar efetivamente com esse objetivo.

1.1 Até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,90 por dia.

1.2 Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais

1.3 Implementar, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados, para todos, incluindo pisos, e até 2030 atingir a cobertura substancial dos pobres e vulneráveis

1.4 Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças

1.5 Até 2030, construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais

1.aGarantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, para proporcionar meios adequados e previsíveis para que os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões

1.b Criar marcos políticos sólidos em níveis nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos pobres e sensíveis a gênero, para apoiar investimentos acelerados nas ações de erradicação da pobreza.

Esse texto parece grande e embaraçoso para nós leigos não é mesmo?!

Mas como podemos ajudar efetivamente com esse objetivo da ONU?

Uma palavra simples, PARCERIAS

Não podemos ignorar a força do cooperativismo e da colaboração, que são essenciais para a construção de um mundo menos desigual. Por isso, você pode ter duas atitudes:

  • Voluntariado: dedicar uma parte do seu tempo para empreender ações que deem resultado na vida de várias pessoas é um caminho escolhido por milhões de pessoas em todo o mundo. Há vários tipos de voluntariado, você pode pesquisar e ver o que se encaixa com você, escolha algo perto de você, que você possa ver acontecendo, isso é a melhor das recompensas.
  • Doação financeira: destinar uma parte de seus ganhos para financiar projetos de grande impacto social é outra saída bem comum encontrada por aqueles que desejam fazer parte da transformação planetária. Há vários projetos e iniciativas sérias com prestação de contas eficientes que merecem sua atenção e seu investimento.

Em qualquer uma das duas escolhas, a recomendação é pesquisar muito bem a organização social a qual você irá destinar a sua contribuição.  Opte por iniciativas sérias, que tenham tradição e disponham de amplos mecanismos de prestação de contas, demonstrando com transparência os valores investidos.

Convide amigos e família para fazer isso com você, se você não pode dispor de recursos financeiros para ajudar, lembre-se que hoje o tempo é muito mais valioso, doar-se a algo sem esperar nada em troca pode ser recompensador.