Como é possível problemas tão diferentes ter algo em comum?

Imagine uma analogia simples: você quer fazer um bolo, mas sua forma está toda amassada. Então, quando você terminar de assar o bolo, nota que ele parece “defeituoso”. E começa a buscar soluções: faz os melhores cursos de bolo, compra os melhores ingredientes, mas continua assando o bolo na mesma forma e ele continua com o mesmo “defeito”. Assim, por mais que você se esforce e busque coisas novas, o “defeito” sempre estará lá. Bolos de chocolate, abacaxi, formigueiro, … não importa o bolo, o “defeito” sempre se repete. Neste caso, poderia ser fácil perceber que o problema é a forma, e percebendo isto, bastaria trocá-la.

Mas na vida real, a forma, representa nosso primeiro modelo de mundo, nossa família. E muita gente nem tem consciência sobre o quanto os problemas familiares podem interferir na sua vida. E mesmo que tenha consciência, não daria para  simplesmente trocá-la. Por isto, muita gente se esforça tanto na vida e sente como se estivesse dando “murros em ponta de faca”, sem sair do lugar. O “defeito” está na forma, e enquanto isto não é percebido e solucionado, imensos esforços geram apenas resultados medíocres com muita exaustão.

É fácil perceber a ligação entre problemas familiares e outros tipos de problemas. Para isto, basta se lembrar de quando algum relacionamento importante para você vai mal, o quanto isto interfere em outras áreas da sua vida: outros relacionamentos, saúde, finanças, trabalho e até vícios. Quanto mais importante, próximo e íntimo é este relacionamento, maiores serão os efeitos negativos destes problemas na sua vida.

E qual é o nosso relacionamento mais importante? Sem dúvida, com nossos pais, pois nos deram a VIDA.  Mesmo que você não tenha sido criado por eles, ali está o seu modelo, a sua “forma”. Assim, sua “forma” pode até significar a ausência da família. De qualquer modo, nossos pais carregam em si, os modelos dos seus antepassados, e então, naturalmente, isto é transmitido para você também, e a genética está aí para comprovar que você é ‘metade papai e metade mamãe’.

Problemas familiares que influenciam sua vida negativamente foram chamados de emaranhamentos sistêmicos.  Eles podem ser conscientes, mas na maioria das vezes, estão inconscientes. E por isto, sem se dar conta, você pode estar fortemente ligado a histórias familiares de muita dor, carregando este pesado fardo contigo pela vida inteira.

Estes pesos e dores inconscientes, podem gerar um efeito “bola de neve” na sua vida: um problema que é seguido por outro, e por outro, e por outro… Os problemas se somam, ficando cada vez maiores e mais complexos, nas mais diversas áreas. E a causa está nos emaranhamentos sistêmicos, que são como nós, que são transformados em laços através da Constelação Familiar. E foi por isto, que ao longo dos anos, a Constelação Familiar tem mostrado efeitos incríveis, não apenas nos problemas de relacionamento, mas em outras questões, como saúde, trabalho, finanças e até vícios, que tem como pano de fundo os emaranhamentos.

E por tudo isto, o efeito mais relatado pelos meus clientes é a sensação de alívio e liberdade,   para ver alguns . Existe até uma percepção física de leveza. Muitas vezes, estes pesos vem de histórias familiares que os meus clientes desconhecem. Por isto, desenvolvi uma maneira peculiar de contornar este fato, não me permitindo limitar pela falta de dados das histórias familiares. Trabalho com a intuição e a sabedoria do coração da pessoa que é constelada. Eu me deixo guiar por esta sabedoria, sem me preocupar com dados, explicações e argumentos.

Assim, meu foco não é no racional. Mesmo porque, tenho certeza que a pessoa que chega até mim, já pensou muito, mas ainda não encontrou uma solução. Meu foco é nos sentimentos. A pessoa constelada entra em contato profundo com as emoções do seu sistema familiar e isto gera uma experiência surpreendente.

A solução vem à tona sob à luz do coração e não da cabeça. Por isto mesmo, o efeito é tão transformador. O coração transformado, leve e em contato com o amor, conduzirá a um novo olhar sobre os velhos problemas, despertará o interesse para novas oportunidades, e abrirá novos caminhos que, consequentemente, trarão novos resultados.

Constelar pode ser o melhor começo para sua nova história.

Comente os posts, deixe sua opinião e suas dúvidas, será uma satisfação responde-las.

Um carinhoso abraço

Lara Silva

 

Transforme nós em laços com a Constelação Familiar ONLINE.