Todos sabemos que o sono é essencial para a saúde humana.
Uma boa noite de sono melhora o equilíbrio hormonal, a imunidade, a saúde do cérebro e a memória, além de ser fundamental para o equilíbrio emocional e mental.
Entretanto, vários estudos em todo o mundo mostram que a insônia segue um problema frequente, afetando 10% a 30% da população, chegando a uma prevalência de até 50% a 60% em outros.
Por muitas vezes, o estilo de vida agitado moderno (nossa sociedade 24/7, as exigências do trabalho, etc), a má nutrição e a exposição excessiva à luz azul das telas podem impedir o relaxamento e o sono, levando a aumento dos índices de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, depressão.
Como podemos dormir melhor sem gastar nada para isso??
Nosso sono pode ser melhorado bloqueando a luz azul à noite, escolhendo nutrientes que melhoram o sono e praticando técnicas de relaxamento.
1. Reduzir/eliminar a exposição a luz azul 3h antes de dormir (evitar telas, uso bloqueio luz azul ou apps – esta faixa de luminosidade envia um sinal ao cérebro que interpreta que ainda é dia, inibindo a secreção de melatonina que auxilia o início do sono). O uso de luz quente (mais “amarelada”) e lateral (um abajur por exemplo) no ambiente de dormir torna este mais aconchegante e propício para o sono.
2. Acalmar a mente através de técnicas como respiração profunda, meditação, mindfullness, além de sons como binaural beats e ruído branco são ferramentas úteis e eficazes para um bom início de sono. Outra técnica que traz bons resultados é fazer um diário da gratidão, anotando coisas boas pelas quais somos gratos durante o dia, o que ajuda a mudar nossa frequência mental, não levando problemas para a cama.
3. Escolher nutrientes que melhoram o sono. Já há estudos mostrando o benefício de substâncias como magnésio, zinco, alimentos ricos em triptofano (daí que tomar leite antes de dormir ajuda o sono) na melhora da qualidade do sono.
Aproveite estas dicas e tenha um sono melhor e de qualidade.
Até a próxima! Bons sonhos!