Quando pensei em iniciar a corrida claro que sabia que teria que ter um tênis bom para o exercício. Mas isso, até então, não seria grande problema. Tenho literalmente uma coleção de pares de tênis em casa, de tudo que é estilo e cor, só teria que ver qual seria o perfeito para esse tipo de exercício.

Comecei com o mais top que eu tinha, específico para corrida. Fui com ele algumas vezes e achei meio duro, apesar de não ter sentido muito o impacto da corrida usando ele. Em outra oportunidade, usei um modelo com solado de gel. Não era específico para corrida, é um pouco pesado, mas foi super confortável e achei que tinha encontrado o preferido para esse inicio de treinamento.

Foi aí que veio o grande problema. No final da semana passada sai de casa com pressa e simplesmente esqueci o tênis, só lembrei na hora que precisei dele pra correr. Como estava na casa da minha mãe, peguei um tênis dela emprestado, já que calçamos quase o mesmo número. Durante a corrida senti um pouco o joelho, mas foi só no início e depois segui numa boa. O tênis, apesar de ser de uma marca muito conhecida e muito leve, era duro como um pau. Ficou também um pouco grande no meu pé, que é mais fino que o da minha mãe, então não consegui firmar o pé durante as passadas.

O resultado disso foi que fiquei com muitas dores no joelho durante toda a semana, inclusive para caminhar. No início dessa semana até fiz uma caminhada, mas sem corrida, para ver como meu joelho ficava.

Na quarta-feira, mesmo sentindo um pouco o joelho, fiz mais uma tentativa de corrida, agora com um tênis apropriado. Escolhi um tênis que eu tinha para corrida, mais velho, que parecia bem confortável. Acontece que o tênis estava aposentado há alguns anos no meu armário e logo no inicio da caminhada estourou – a sola simplesmente soltou do tênis, não consegui correr nem 100 metros com ele.

Então, em resumo, a minha semana que era pra ser de evolução na corrida simplesmente estacionou pela escolha errada do principal instrumento para esse desafio – o tênis. Na próxima semana vamos começar do zero com caminhada e um pouco de corrida, para tentar entrar no ritmo e conseguir completar os 5km correndo.