Essa semana completei mais um ano de vida, no dia 19 de maio. Há muitos anos eu não fazia (ou tinha) um bolo de aniversário, mas esse ano foi diferente 🙂
Depois de pesquisar um pouco em sites de culinária Paleo, fiz uma receita sem glúten, sem lactose (para os intolerantes) e sem açúcar (também boa pedida para diabéticos), de baixo custo (bom pra todo$), e fácil de fazer.
Ela não é 100% segura para quem tem problemas autoimunes, pois leva cacau, ovos, stevia…
Mas é uma opção bem saudável e fácil de costumizar.
Eis a receita:
* Para massa
– 6 ovos
– 1 xicara de chá de cacau em pó (100% cacau)
– 1 xícara de farinha de coco
– 3 colheres de sopa de manteiga – ou óleo de coco, ou 100 ml de creme de leite
– stevia a gosto para adoçar
– canela em pó a gosto
– 1 colher de sopa de fermento biológico
* Para cobertura
– 200 ml de creme de leite ou leite coco
– 100 gramas de chocolate em barra (85% ou 90% cacau)
Preparo:
1. Misture os ingredientes líquidos em uma vasilha (ovos + manteiga ou óleo de coco ou creme de leite) até ficar homogêneo. Depois acrescente aos poucos os ingredientes secos (farinha de coco, cacau, canela) até dissolver tudo. Por fim acrescente o fermento e adoce a gosto.
2. Despeje a mistura em uma forma de silicone, untada com óleo de coco e polvilhada com cacau. Asse em formo microondas por 7 minutos, em potência média.
3. Espere esfriar e desinforme. Reserve a massa.
4. Cobertura: Despeje o leite de coco ou creme de leite em uma panela, em fogo baixo. Espere aquecer um pouco e despeje o chocolate picado em pedaços. Mexa até que ele derreta. Desligue o fogão. Tampe a panela e deixe descansar por 30 minutos.
5. Cubra a massa com a cobertura e deixe na geladeira por 2 horas. Você ainda pode polvilhar nibs de cacau, coco ralado, ou frutas vermelhas, por exemplo.
É fermento biológico? Não seria o químico?
Posso assar no forno convencional?