Nesta época de férias escolares, é frequente que os filhos saiam da rotina conquistada durante o período letivo, tendendo a ir para cama mais tarde e, por consequência, acordando tardiamente na manhã seguinte, como se fosse um eterno final de semana.

“Ah, mas como é bom isso!”, “Deixa as crianças se divertirem, estão de férias”; Só que não…

Essa mudança dos hábitos de sono traz algumas consequências que podem não ser benéficas para as crianças: além de não ser possível recuperar as horas de sono perdidas, essa mudança repentina nos hábitos pode prejudicar a volta às aulas, podendo levar semanas para que as crianças se acostumem a dormir mais cedo novamente, prejudicando a concentração, o humor, a capacidade de aprendizagem e impactando o rendimento escolar.

Explicação para isso? O relógio biológico fica desregulado, a produção do hormônio do crescimento e da melatonina ficam desreguladas, o organismo não funciona adequadamente, provocando sono de má qualidade e cansaço durante o dia, além de dor de cabeça, mau humor, dificuldade de concentração e de acordar no horário adequado na volta as aulas. E isso é mais evidente nos adolescentes, que conseguem literalmente “trocar o dia pela noite”, ficando na frente das telas mesmo cansados.

“Sim, mas e daí, pobrezinhas das crianças…” Claro que podemos permitir às crianças uma rotina diferente nas férias; não é errado os pais deixarem os filhos dormirem e acordarem um pouco mais tarde do que o habitual. Entretanto, a variação desses horários em relação à rotina do restante do ano deve ser de uma ou duas horas, no máximo, especialmente se as férias são curtas, como é o caso das férias de inverno.

E qual a solução para que as férias das crianças (e da família também) sejam prazerosas e sem prejuízos no retorno das aulas? É recomendado que nos últimos dias das férias, os horários de dormir e acordar sejam os mais próximos possíveis aos habituais durante o período letivo”, com recuo em 15 minutos a cada 2 dias do horário de ir para a cama e do horário de acordar, para facilitar esta transição.

Que nestas férias aconteça uma mudança de rotina, com novas brincadeiras, jogos, momentos alegres em família e com os amigos, e, ao retornarem aulas, as crianças estejam revigoradas e com muitas histórias para contar.

Boas férias!