Olá, caro leitor, hoje gostaria de pedir licença a vocês para compartilhar um pouco da minha história. Estou no início de um belo e longo projeto, que em poucos dias me fez refletir muito e de forma muito intensa. Esse projeto é o #cadavezmelhor, aqui do portal Medictando, estou em uma mentoria especial e experimental com o Rafael Reinehr, o fundador do portal. Você pode ficar sabendo mais aqui sobre esse projeto lindo.
Mas vamos lá, vamos falar de sustentabilidade emocional. O que é sustentabilidade emocional?
Nesses últimos dias percebi o quanto precisamos ser sustentáveis em nossas emoções, precisamos ter equilíbrio, precisamos cuidar de nós mesmos.
Gosto muito de uma citação de Perls (1979; 1988) ele fala: “a falta de percepção de si, do outro e do meio em que vive leva a uma vida não consciente, escondendo a verdade, gerando sentimentos, sensações e objetivos de vida não coerentes com o seu ser original. Essa falta de percepção pode impulsionar o desenvolvimento de lixos emocionais”.
Não temos percepção de nós mesmos, nos deixamos levar pelo barco, não sentimos, não vivemos, não somos verdadeiros conosco.
Precisamos ser mais sustentáveis emocionalmente.
Em breves palavras poderíamos dizer que ser sustentável emocionalmente é buscar os recursos internos para viver todas as emoções e sentimentos decorrentes de uma vida.
Estamos vivendo a Era da Sustentabilidade e, por isso, é hora de acreditarmos que somos capazes de manter e sustentar boas relações, a força interior e a felicidade.
Penso que, quando uma pessoa é sustentável consigo, ela será parte importante da sustentabilidade de um todo.
Essa conquista permite que nos desenvolvamos como pessoa, para trazer mais felicidade a nossas vidas e para nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais.
Uma parte importante de ser uma pessoa sustentável emocionalmente é ter o cuidado consigo, ou seja, inclinar-se em direção a si mesmo, como muitas vezes fazemos com os desafios do trabalho, com os papéis a serem resolvidos, com nossas metas.
Ser sustentável emocionalmente é: ter qualidade de vida, ter controle da ansiedade, integração entre trabalho e vida, desenvolvimento de inteligência emocional, expressão de sentimentos de maneira assertiva, “sentir” aquilo que fala a consciência de si e dos outros. Reconhecer seus talentos pessoais e saber alinhá-los com as metas profissionais, agir com congruência e viver o reconhecimento da coexistência.
Quis compartilhar isso com vocês hoje por que por meio desse novo projeto percebi que também estou em busca dessa sustentabilidade emocional, e que quanto mais sustentável emocionalmente eu for, também vou poder ser mais sustentável para o mundo.
Precisamos ser mais sustentáveis em todas as áreas da nossa vida, seja ela emocional, social, econômica ou ambiental. Vamos em busca disso! O importante é sempre darmos pequenos passos, aos poucos alcançaremos nossos objetivos.
Se quiserem me acompanhar nessa jornada rumo à minha vida #cadavezmelhor é só me procurar nas redes sociais, @arireisp. Fica aqui um grande abraço de gratidão por me deixarem compartilhar esse relato com vocês, até a semana que vem.
Show seu texto Ary! Deu até vontade de conversar mais sobre isso com vc! Parabéns ♥️
Oie! Obrigada! Vamos conversar sim, é uma jornada emocionante que estou vivendo!