Como definir a intuição? Você segue ou sente a sua intuição? Intuição é uma palavra derivada do latim e significa saber ou ver o íntimo da ação. Em psicologia, intuição é um processo que possibilita a nós seres humanos, às vezes e involuntariamente, chegarmos a uma conclusão sobre algo.
Na intuição, o raciocínio que se usa para chegar à conclusão é puramente inconsciente, muitos acreditam que ela possa ser um processo paranormal ou divino. Mesmo a ciência tendo se dedicado nos últimos anos em seu estudo e existirem muitas teorias sobre esse tema, nenhuma delas é dada ainda como definitiva.
Como ela nutre uma visão praticamente imediata daquilo que se apresenta, passou a ser, no mundo contemporâneo, uma excelente ferramenta para quem precisa tomar decisões instantâneas e com poucos referenciais de apoio.
Manifestar a intuição não é algo que apertamos um botão e a ligamos. Precisamos analisar a criar estados mentais favoráveis para sua manifestação, pois certos comportamentos e hábitos favorecem ou bloqueiam os clarões intuitivos.
10 passos para manifestar a intuição:
- Autoconhecimento – conheça a si mesmo. O autoconhecimento ajuda a separar a intuição das cobranças internas;
- Permita-se mudar – introduza algum tipo de mudança na sua vida. Mude o caminho se necessário; não há nada de errado em seguir outro caminho, ou ainda, que tal alterar a ordem como executa as tarefas?
- Silencie a mente – busque momentos de silêncio na sua rotina. Não precisa de longas horas meditando, entre 10-15 minutos, apenas silencie a sua mente;
- Abrace as situações desconhecidas – seja receptivo ao novo e assuma riscos confiante em suas potencialidades;
- Seja criativo – use a imaginação. Transforme seus sonhos e objetivos em cenas detalhadas. Visualize-se dentro delas. Isso muda a visão interior;
- Acredite na serendipidade – é um anglicismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente por acaso. Oriente-se pelas sincronicidade que podem se revelarem em encontros fortuitos com pessoas, telefonemas oportunos, mensagens que chegam por meio de livros, faixas, músicas ou filmes;
- Seja alegre – cultive sempre o bom humor e momentos de “nadismo” criativo, de relaxamento e diversão;
- Saia por ai para apreciar – caminhe no parque e sinta o ar. Não pense, contemple;
- Viva o momento presente – Feche os olhos por alguns instantes e ouça apenas os sons ao seu redor;
- Plante uma roseira ou uma árvore – deixe seus pensamentos se perderem ao mexer na terra, regar as plantas e observar os animais.
Com amor,
Lane Lucena
…………
Missão do Viva Sua Essência: Despertar o autoconhecimento, autorrealização, transformação e superação.
Apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, formada em gestão comercial, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental, psicanalista clínica em formação, idealizadora do Viva Sua Essência e coach de vida. Colunista de paixão do Medictando.com. Criadora do “Curso EscrevArte – A arte de escrever” – que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “O Poder do Permita-se”.
Muito bom Lane! Conteúdo excelente.
Bom vê-lo por aqui… ?