Estudos mostram que a obesidade não tem somente a ver com os hábitos da pessoa durante a sua vida. Durante cerca de 12 anos, Heidel coletou dados para explicar a influência de componentes químicos do ambiente no metabolismo humano. Segundo ele, durante o período em que o feto está no útero e os primeiros anos da infância são os anos que o corpo humano está mais exposto à ação dos químicos que estão no ambiente. Dessa forma, esses anos determinam algumas das patologias que virão a ser desenvolvidas durante a vida da pessoa.
Para ele, o desenvolvimento de algumas doenças está ligado a essa exposição e a obesidade seria uma delas. Claro que existem fatores que levam uma pessoa a se tornar obesa na sua vida adulta, mas segundo Heidel durante o período de desenvolvimento, o corpo humano é muito mais sensível a ter disfunções metabólicas e a desenvolver obesidade. Criou-se então a hipótese “Obesogênica”, que vê a obesidade como algo que sofre a influência desses componentes químicos do ambiente. Mais especificamente falando, ela diz que algumas disfunções endócrinas, as obesógenos, atuam durante o processo de desenvolvimento do corpo humano, atacando o tecido adiposo de uma maneira que a quantidade de células de gordura é alterada.
Heidel ressalta que a atuação dos químicos do ambiente não é a causa da obesidade. Eles contribuem para deixar o corpo mais sensível a desenvolver a doença. A alimentação inadequada e o sedentarismo são o que levam uma pessoa a se tornar obesa, mas isso não impede que fatores externos e biológicos como é o caso dos obesógenos, interfiram no processo.
Um exemplo de obesogene são os efeitos do cigarro. Estudos apontam que se a mãe fumar durante a gravidez, o filho possui tendência se tornar obeso justamente por conta da quantidade de componentes químicos aos quais ele foi exposto durante a gravidez da mãe. Geralmente a obesidade dessas crianças começa quando eles entram para a escola.
O que você acha desse estudo? Concorda que a obesidade pode ser algo influenciado pelos químicos do ambiente?
*Informações retiradas do livro