Whey protein scoupe. Sports nutrition.

 

Algumas formas de proteínas, como o whey, são melhores do que outras. Ele contém uma quantidade incrível de aminoácidos essenciais, que são absorvidos rapidamente pelo nosso corpo. Muitos estudos mostram que o whey te ajuda a aumentar sua força, ganhar músculo e perder uma quantidade significativa de gordura corpórea.

Porém… O whey é mais do que só proteína. Existem muitos outros nutrientes nele, alguns com potenciais efeitos biológicos. Conforme estudos, o whey traz benefícios para a depressão, pressão sanguínea, quantidade de açúcar no sangue e até ajuda no tratamento dos sintomas de alguns tipos de câncer.

Para sermos honestos, o whey é um dos melhores suplementos alimentares que existe. Aqui vamos te ajudar a entender ele um pouco melhor: o que é, como funciona e como ele pode te ajudar a atingir seus objetivos de saúde.

O que é whey protein?

O whey protein é uma mistura de proteínas isolada do soro do leite. Whey em inglês significa “soro do leite”, sendo esta a parte líquida do leite que é separada durante a produção do queijo. O leite possui duas proteínas principais: caseína (80%) e whey (20%). Quando o queijo é produzido, as partes gordurosas do leite coagulam e é nessa parte que o whey é separado do leite. Se você já abriu um pote de iogurte e tinha um líquido em cima do yogurte surpresa: era whey. Os produtores de queijo antes de saber dos benefícios, colocam ele fora!!

Depois de ser separado no processo de produção do queijo, o whey passar por uma série de etapas até chegar naquilo que as pessoas conhecem como whey: um pó que é adicionado em shakes, substitutos de refeição e barras protéicas. O whey in natura não tem gosto muito bom, por isso que normalmente ele é acompanhado de sabores como chocolate, morango e baunilha. É importante que você sempre leia o rótulo das emablagens de whey, pois alguns deles contém ingredientes muito ruins como o açúcar refinado.

Consumir whey protein é um jeito muito conveniente de adicionar de 25 a 50 gramas de proteína na sua ingestão diária. Isso pode ser muito importante para bodybuilders e pessoas que amam academia, além de ser uma boa pedida para quem está tentando perder peso ou quer aumentar a quantidade de proteínas na sua dieta.

Consumir o whey como um suplemento pode te ajudar a aumentar a ingestão de proteínas e de aminoácidos ramificados

As proteínas são utilizadas para diversos fins no nosso corpo: para a constituição dos tendões, de alguns órgãos, da pele, de hormônios, enzimas, neurotransmissores e algumas outras moléculas. As proteínas também são as constituidoras dos elementos de contração muscular. Elas são constituídas de aminoácidos (pequenas moléculas que são ligadas por uma cordinha). Alguns aminoácidos são produzidos pelas células do corpo, enquanto outros devem ser ingeridos através da alimentação. Esses aminoácidos que obtemos através dos alimentos são chamados de “aminoácidos essenciais”.

O whey tem a capacidade de suplementar todos os aminoácidos essencias, especialmente os aminoácidos ramificados como a leucina, que é o aminoácido mais anabólico que temos no corpo, e a cisteína que ajuda a aumentar os níveis do antioxidante Glutationa nas células.

Tipos de whey protein: concentrado vs isolado vs hidrolisado

Existem diversos tipos de whey disponíveis no mercado. A maior diferença entre eles é a maneira como foram processados:

  • Concentrado: Cerca de 70-80% de proteína. Contém lactose (açucar do leite) e gordura, tendo o melhor sabor de todos.
  • Isolado: 90% de proteína ou mais. Contém menos lactose e gordura, e não possui muitos nutrientes que existem no concentrado.
  • Hidrolisado: Também conhecido como whey hidralizado, esse tipo já foi pré-digerido, para que seja absorvido de maneira mais rápida.

Olhando assim, o whey concentrado parece ser a melhor opção. Além disso ele é o mais barato e possui na sua fórmula grandes quantidades dos nutrientes encontrados no whey natural. Muitas pessoas também preferem o sabor dele, provavelmente porque contém pouca lactose e gordura. Se você tiver problemas em consumir o concentrado, ou se você está tentando manter mais proteínas na sua dieta e menos carboidratos e gordura, então o whey isolado e até o hidrolisado podem ser uma melhor opção.

Efeitos do uso do whey como suplemento na massa muscular e na força

O uso mais conhecido do whey é como suplemento para ganho de massa muscular e aumento de força. Ele é muito popular entre atletas, bodybuilders, modelos fitness e pessoas que querem aumentar a sua performance na academia. Os principais efeitos são:

  1. Efeito constituidor: O whey é uma fonte de proteínas e aminoácidos, muito importantes para a constituição muscular e para o crescimento deste;
  2. Hormônios: Aumenta a liberação de hormônios anabólicos que podem estimular o crescimento muscular, como a insulina.
  3. Leucina: Esse aminoácido é conhecido por estimular a síntese protéica no músculo e por aumentar os níveis de moléculas genéticas;
  4. Rápida absorção: O whey é absorvido e utilizado rapidamente, se comparado a outros tipos de proteína.

O whey tem se mostrado muito eficiente no ganho de massa muscular quando consumido antes, durante ou depois do treino. Porém a síntese protéica muscular tem um valor muito mais alto depois do treino, sendo importante o consumo de whey. Porém se você já consume quantidades suficientes de proteína através de alimentos, o why não vai ter muito impacto sobre seu corpo.

Agora que você já conhece o whey, vai começar a tomar? Nos conte sua experiência com ele 🙂