Enjoying dinner with friends. Top view of group of people having

 

Uma das recomendações mais comuns quando se procura um nutricionista para montar um plano alimentar é a de comer de 3 em 3 horas. Comendo de 3 em 3 horas, o seu metabolismo se manterá ativo e funcionando direitinho. Mas recentemente, muitas pessoas e profissionais da área da saúde tem contestado essa regra. Estudos recentes afirmam que o espaço de tempo entre as refeições pouco tem a ver com a perda de peso. Mais importante que o intervalo entre as refeições é o que tem nelas.

 

Segundo o médico endocrinologista Rafael Reinehr, comer de 3 em 3 horas ajuda, mas não tanto quanto se pensava antigamente: “Estimular o processo digestivo com frequência é bom para manter o metabolismo ativo, mas não é o suficiente para promover o emagrecimento. É importante a ingestão de proteínas e fibras por exemplo, porque estas ajudam a manter a saciedade por mais tempo”. O consumo de proteínas e tomar bastante água, também ajudam a controlar a fome e a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Alguns profissionais da área ainda indicam o intervalo de 3 em 3 horas para pacientes que possuem problemas como ansiedade, por exemplo. Para uma pessoa que sofre de ansiedade, esperar até ter fome pode acabar se tornando uma compulsão alimentar, o que irá fazer com que ela saia fora da dieta e tenha dificuldades para se disciplinar a voltar. Além disso, a fome libera o hormônio cortisol que é causador de estresse, o que não é bom para alguém que sofre de ansiedade.

E você, quais são seus hábitos alimentares? Comer de 3 em 3 horas funciona para você?

Acesse o nosso I Workshop do Programa de Emagrecimento Sustentável em 7 Passos