Sabe aquela vontade de ficar de pernas pro ar? Esqueça a ideia de que isso é sinônimo de preguiça e nada pra fazer. Ao contrário. Inverter o eixo e ficar alguns minutos por dia com as pernas para cima pode ser sinônimo de disposição, proatividade e produtividade.
E o melhor de tudo, é que essa técnica simplérrima dispensa acompanhamentos especializados, manobras complicadas, uso de aparelhos, grande conhecimento em alguma área e não custa nada. Basta deitar com a coluna reta e as pernas encostadas em uma parede e pronto. Você estará aplicando a Viparita Karani, também chamada de “pernas-na-parede”, uma das posições mais básicas da Yoga e com grandes resultados.
Circulação
Oxigênio, nutrientes, hormônios, anticorpos. A função do sangue é carregar tudo isso e mais um monte de outras substâncias a cada pedacinho do nosso corpo. A circulação sanguínea é impulsionada pelo bombear do coração. E para baixo, todo santo (que também pode atender pelo nome de gravidade) ajuda.
E para cima? Aí o esforço é dobrado. Que tal darmos uma forcinha, então?
Quando ficamos de pernas para o ar entre 15 e 20 minutos ao dia, facilitamos de forma significativa a vida do nosso coração. Além de melhorar muito a circulação das extremidades mais altas do corpo, também diminuímos as chances de aparição de varizes, já que o sangue que desce para as pernas tem mais facilidade para retornar.
Alívio da dor
A técnica das pernas para o ar não é recomendada para quem tem alguma lesão nas costas. No entanto, para o caso de dores simples na lombar causadas por cansaço, posição desconfortável e repetitiva ou no caso de pessoas que passam muitas horas sentadas, pode ajudar muito.
Inicialmente, a posição poderá parecer incômoda mas, com o tempo, a tendência é que haja um relaxamento dos músculos e, com a irrigação sanguínea melhorada, toda a região das pernas e quadris passa por uma sensível melhora.
Alívio do estresse
Aqueles 15 ou 20 minutos dedicados à aplicação da técnica, além de serem naturalmente relaxantes para os músculos, também podem ser aproveitados para um relaxamento mental. O ideal é deixar o celular distante das mãos e dos olhos para conseguir se concentrar e sentir o corpo relaxado, a circulação fluindo e a mente esvaziando por pelo menos alguns instantes,
Menos retenção, melhor digestão
Além do sangue, todos os outros fluidos também circulam melhor pelo nosso corpo quando invertemos um pouco a ação da gravidade. Dessa forma, aqueles problemas intestinais, prisão de ventre e retenção de líquido tendem a diminuir ou mesmo desaparecer.
Com tudo circulando melhor, a digestão também melhora, aumentando a absorção de nutrientes e a expulsão do que não deve permanecer no nosso corpo.
**DICAS**
Para obter melhores resultados:
* Use roupas confortáveis
* Um apoio debaixo da lombar pode ser mais confortável e oferecer mais resultados
* Guarde um tapetinho no trabalho para poder praticar um pouco nos intervalos
* Cuide para que nenhuma parte do corpo esteja apertada por elásticos, sapatos ou roupas para não prejudicar a circulação
E você? Já experimentou ficar de pernas para o ar? Conte pra gente sobre a sua experiência e divida conosco suas dicas!
Nossa…tão simples né, Gi? E com seu texto me lembrei que fazia muito isso quando criança….naquela época era por diversão…agora farei por necessidade, hehe…..coisas da idade que vem chegando…. Acho que começarei hoje a noite mesmo. Beijos 🙂
Sim! Também me lembrei da minha infância haha