Na maioria das vezes nós pensamos que micro-organismos são coisas que devemos nos livrar. Porém, alguns micróbios são essenciais para a sua saúde e bem-estar. Eles não auxiliam apenas na digestão, mas também ajudam a aumentar a imunidade, nos protegem de reações alérgicas e coisas ruins, influenciando até o cérebro e nosso comportamento. É muito potencial em seres tão pequenos. Saiba mais sobre o que os micróbios podem fazer por você:
Assim como a impressão digital, a microbiota é única
A sua microbiota é constituída de 10 a 100 trilhões de micróbios, estando a maioria deles no intestino. Antes mesmo de nascermos, somos colonizados por um exército de micróbios – de bactérias a vírus. Isso ajuda a criar uma barreira protetora que defende o corpo de substâncias estranhas e alérgicas. A microbiota do seu intestino reage ao mundo ao seu redor e a você e como resultado, você acaba tendo uma microbiota única.
Você tem que cultivar a sua flora intestinal
A microbiota do intestino é algo vivo, que precisa ser cuidado. Cultivando seus micróbios do bem, com uma dieta cheia de nutrientes diferentes e rica em frutas, vegetais e comidas fermentadas, você estará cuidando com muito amor e carinho da sua microbiota. Fibras e outros carboidratos complexos como amidos resistentes, não são absorvidos ou digeridos no seu intestino. Ao invés, eles viajam entre os dois intestinos e encorajam o crescimento dos micróbios bons.
Ah, e coma coisas orgânicas sempre que puder. Alimentos orgânicos preservam as diversas bactérias do solo, que acabam ficando presentes na sua comida.
O que acontece no seu intestino, não permanece nele
Você pode até associar seu intestino apenas com a digestão de alimentos e a absorção de nutrientes, mas não quer dizer que ele faça só isso. Mais do que isso, o intestino é o órgão com o maior sistema de imunidade do corpo, com cerca de dois terços dos nossos linfócitos concentrados nele. Além do mais, a saúde do intestino impacta na nossa nutrição, reações alérgicas, pele, imunidade, metabolismo, sono e humor. Portanto, precisamos cuidar bem dela 🙂
Existe uma conexão entre seu intestino, alergias e imunidade
As alergias começam no intestino. O problema cresce quando o intestino começa a “vazar”: graças ao sangramento dos micróbios intestinais bons, seu intestino se torna mais permeável e absorve mais toxinas vindas dele mesmo e também de alimentos. Quando você consumir esse alérgenos de novo, se tornará um ciclo vicioso, que acabará inflamando o seu intestino.
Existem três grandes criminosos contra seu intestino
Os três grandes causadores de problemas na sua microbiota são:
- Medicamentos como a aspirina ou relaxantes musculares se mostraram redutores dos níveis de boas bactérias no seu trato intestinal. Antibióticos ingeridos por você ou pelos animas que você come, também podem alterar sua flora intestinal
- Infecções podem criar inflamações no intestino, que também podem influenciar no funcionamento do intestino
- As comidas que você ingere no dia a dia podem vir a causar inflamações. Uma dieta rica em açúcar e gorduras pode criar um estado sistêmico de inflamação.
Você pode tornar sua flora intestinal saudável outra vez
Existem três passos iniciais para trazer a saúde de volta para a sua flora. O primeiro passo é evitar os criminosos citados acima. Depois, crie um ambiente que irá deixar a sua flora fluir e florescer. Alguns probióticos – que são encontrados até em alimentos – podem ajudar. E por último, cultive a sua boa microbiota com uma dieta nutritiva e variada, rica em frutas e verduras.