Vestir-se é um ato de amor
Olá caro leitor, hoje gostaria de falar com vocês a respeito de roupas e vestimentas e o quanto isso tem influência em nossa vida.
Vestir-se é um ato diário, todos os dias precisamos acordar, olhar para nosso grande ou pequeno guarda roupa, escolher algumas peças e vestir.
Agora eu pergunto, você escolhe sua roupa de acordo com o seu humor? Conforme os lugares que vai? De acordo com o seu trabalho? Pelo que as pessoas vão dizer de sua roupa? Por que você se veste assim? Já se perguntou?
Pois bem, para os leitores que não me conhecem ainda, sou empreendedora na área da moda e faço faculdade de Design de Moda, isso vem me levando a fazer um questionamento central: QUAL É O PROPÓSITO DA MODA?
A moda é a segunda maior atividade econômica do mundo, trabalhar com moda não está relacionado somente ao criar, combinar, ou vender roupas. Desde os primórdios a roupa cumpre muito mais que esse papel de vestir, no início ela servia como proteção, adorno, diferenciação e até mesmo legitimação de certos grupos.
Acredito que a roupa tem um papel importante que transcende a sua utilidade de somente servir as pessoas para que se cubram. A roupa pode ser um sonho, a construção de uma identidade, de autoconhecimento, estabelecer diálogos e laços sociais.
Uma roupa pode expressar em que grupo estamos, como nos identificamos, como gostamos de sermos lembrados. Ela pode ser a primeira impressão de uma pessoa, pode ser boa, pode ser ruim, pode ou não ditar o caráter de uma pessoa dependendo de quem a julga.
É uma reflexão um tanto quanto “ louca “, mas se faz necessária para então questionar mais uma vez, o que você anda vestindo?
O perfil do consumidor vem mudando, a cada dia nos questionamos mais sobre as marcas que compramos, qual o propósito delas, no que aquela marca acredita. Os valores de tal marca são os meus valores? Eu vou vestir algo com que me identifico?
Vestir-se, eu diria que é um ato de amor consigo mesmo, pode parecer bobagem alguns irão dizer, mas a roupa que usamos diariamente influencia o nosso dia a dia, nossas escolhas, o que queremos dizer para o mundo.
E vejamos, não digo que vestir-se deve ser um ato de exibicionismo, que deve ser caro, sofisticado e luxuoso, e sim que devemos ser fieis a nós mesmos, aos nossos gostos, às particularidades, ao nosso corpo, a nossa aceitação.
O ato de vestir-se deve passar inevitavelmente pelo ato de compra, então desta forma, uma dica que sempre dou é saber a origem da roupa que você veste. Questione quem faz suas roupas, compre de marcas que você sabe a procedência, sabe quem fez, e melhor ainda se forem marcas locais e produzidas no Brasil.
Desta forma, acredito que o propósito da moda é muito mais que somente criar, combinar e vender roupas, dentre outras coisas, a moda tem um papel importante em nosso dia a dia, ela no seu mais simples conceito ajuda a ser quem somos e como nos identificamos com o mundo.
Enfim, muitos questionamentos e reflexões por hoje, espero que tenha gostado. Compartilhe comigo a sua opinião sobre esse artigo, vou ficar muito feliz de saber sua opinião! Abraços, até a próxima semana.