Olá caro leitor, semana passada em nossa coluna, passos para uma vida sustentável, conversamos sobre uma horta sustentável. Nesta coluna também havia dado algumas dicas de plantinhas e de como montar um vaso ideal, dentre outras coisas. Hoje vamos dar continuidade nesse assunto falando como devem ser os cuidados com suas plantas e algumas sugestões do que você pode plantar!
As regras para ter uma horta em sua casa ou apartamento são simples:
– Regar: para ver se a sua plantinha precisa de água coloque o dedo na terra, se ela estiver seca está na hora de molhar, se ainda estiver úmida, espere uns dias. Algumas plantas precisam de água diariamente, como o manjericão e a hortelã, outras como a suculenta, uma vez por semana já basta.
Uma dica, se você é uma pessoa esquecida, coloque um lembrete no despertador do celular para regar suas plantinhas, lembre-se menos água é melhor que muita água, mas veja bem, não deixe ele murchar, isso é sinal de pouca água.
– Sol: O sol é de extrema importância para as plantinhas crescerem bonitas e saudáveis, a maioria dos temperos gosta de luz direta, então janelas e sacadas arejadas são os melhores lugares para a sua horta.
Dica: você pode pendurar no teto e ter vasos suspensos nas frentes de janela, isso ajudaria a luz a entrar e suas plantas cresceriam melhor. Se em sua casa não bate sol em lugar nenhum, escolha plantas que gostam de viver em meia- sombra , ou seja, precisa ter iluminação mas não diretamente sol nelas.
– Adubo: Se você tem a composteira use o húmus e o chorume dela, são nutrientes riquíssimos para as plantinhas. Lembre-se de pelo menos a cada seis meses trocar a terra das plantinhas.
– Podas: É importante podar vez ou outra para que a planta cresça saudável e forte. Quando você for colher seus temperos, chás, corte de forma correta, assim já serve como poda a sua colheita. Quando a planta tem nó, corte rente a ele, se for folhas rente a raiz e as folhas circulares como a babosa também corte bem rende a raiz.
Plantas para a sua horta:
– Alecrim: Chás e temperos, ótima para o cabelo e couro cabeludo, precisa de luz direta, solo sempre mais úmido.
– Babosa: Cicatrizante, anti-inflamatória e hidratante ajuda nos machucados da pele, precisa de luz direta, pouca água, é do tipo suculenta.
– Boldo: Excelente chá para fígado e problemas gástricos, luz direta, água de 2 a 3 vezes por semana, manter a terra levemente úmida.
– Camomila: Calmante e anti-inflamatória, luz direta, mas consegue suportar uma meia sombra. Terra deve ser levemente úmida de 2 a 3 vezes por semana.
– Hortelã: ótimo para resfriados, muito estimulante e refrescante, luz direta mas também suporta meia sombra, deve ser regado quase que diariamente.
– Manjericão: tempero, muito bom com quando combinado com tomates, luz direta, regar diariamente, mas não encharcar.
-Tomilho: tempero para todos os tipos de pratos, luz direta, regar diariamente mas não encharcar.
Essas são algumas sugestões para a sua horta sustentável, faça ela com cuidado e atenção, tenha paciência e logo você vai ter várias plantinhas e chás a sua disposição.
Semana que vem vamos falar sobre como podemos ser mais sustentáveis em nossa cozinha. A cozinha é o local aonde 75% de nosso lixo diário é gerado, é nossa obrigação aprender a reduzir ele!