Olá caro leitor, uma vida sustentável inclui também o que consumimos em nosso dia a dia. Uma boa alimentação é de extrema importância em nossa vida. Você já pensou em ter uma horta em casa?
Hoje vamos falar sobre isso, como ter uma horta em casa ou no seu apartamento, você só precisa ter um tempinho para se dedicar a ela e também precisará que sua casa ou apartamento pegue algumas horas de sol por dia. Vamos lá então!
Existem alguns tipos de temperos, as do tipo arbustos, como o manjericão, hortelã, alecrim, orégano e tomilho, estes a muda é feita assim:
-Pegue galhinhos de 10 a 15 centímetros e tire as folhas inferiores, deixe somente folhas mais de cima. Corte o caule perto de um nó, aquelas saliências do caule, é preciso que seja ali próximo pois é a partir daquele nó que vão nascer as novas raízes.
– Coloque na água seu galhinho por aproximadamente 7 dias, nesse período uma raiz vai nascer. Você precisa verificar se ela já é grande o suficiente para ir para a terra e conseguir se nutrir.
– Se a raiz já tem um tamanho bom, enterre-a em um vasinho, não mais que 2 centímetros abaixo da terra, pois ela precisa receber sol e a umidade deve ser constante nesse primeiro momento.
– Dica: não mexer na plantinha nesses primeiros dias, ela precisa ficar estável para que cresça, o crescimento demora cerca de um mês.
Sementes ou mudas maiores:
Se você comprar em lojas especializadas as sementes geralmente vêm com instruções específicas, siga-as e dará tudo certo! Se comprar com alguém pergunte como a pessoa recomenda.
Dicas: Não enterre muito fundo, cerca de 1 cm abaixo da terra é o suficiente. A semente precisa de sol para poder germinar, esse processo é mais demorado, pode demorar meses até a sua plantinha ficar grande. Então tenha paciência e zelo.
Um bom vaso é um dos segredos para uma boa plantação, pois é a casa das plantinhas, então você deve caprichar. O vaso varia muito de acordo com cada planta, mas você pode seguir a dica a seguir:
Dica: fundo do vaso, pedras maiores, pois se a sua plantinha receber água demais seu vasinho vai conseguir escoar por ali. Em seguida, pedra brita bem fininha, com a mesma função de drenar a agua em excesso. Agora você deve isolar essa pedra, com um pedaço de tecido velho, ou usar o musgo. Complete com terra e procure usar uma terra boa, se você tem uma composteira utilize o adubo dela. E por cima dessa terra é importante colocar galhos secos de arvores, eles ajudam a manter a umidade da terra e assim as plantas ficam úmidas por mais tempo.
Semana que vem vamos falar mais sobre as regras para ter a sua hortinha em casa e várias dicas de plantinhas e temperos que você pode cultivar mesmo sem ter muito espaço, enquanto isso você vai preparando seus galhinhos e seus vasinhos!
Uma vida sustentável é feita de pequenos gestos, comece a sua hortinha, você vai ter um novo passatempo e ainda vai ter temperos e chás frescos e sem agrotóxicos em sua casa.
Trackbacks/Pingbacks