Olá caro leitor, o inverno chegou e é hora de puxar as roupas quentes de dentro do armário ou comprar aquele casaquinho mais pesado para não ficar doente nos dias frios. Mas a pergunta é: existe a possibilidade de ser ecologicamente correto e se manter quentinho e saudável durante a estação mais gelada do ano? Pois eu lhe digo que sim!
Repensar nosso guarda-roupas é uma das atitudes mais ecológicas que podemos ter sem gastar dinheiro. A indústria da moda é a segunda maior poluidora do mundo, você sabia?
Vamos então para umas dicas práticas;
– Busque qualidade, não quantidade
Ser sustentável não significa ter pouco, mas sim ter produtos que te façam comprar menos a longo prazo. Por exemplo: não adianta você comprar 3 blusas por valores e qualidades inferiores, se em um ano precisará repor esses produtos. Entretanto, se comprar uma peça de qualidade superior, poderá usá-la por muito mais tempo, economizando dinheiro e matéria prima. O seu bolso e a natureza agradecem.
– Quem fez as suas roupas?
Já parou para pensar de onde vêm as roupas produzidas pelas marcas que você consome? Como são produzidas? Será que a mão de obra está sendo paga de maneira justa? Os materiais são sustentáveis? E o descarte? Aconselhamos essas reflexões antes de sair comprando por aí, pois se queremos ser conscientes, precisamos pensar num todo, certo? Já fiz uma coluna aqui para o portal falando sobre isso.
– Cuidar bem para ter sempre
Assim como tudo na vida, quanto mais cuidamos de nossas roupas, mais elas duram. Então, leve a sério as dicas de como usá-las e lavá-las, tome cuidado ao usar produtos que mancham, guarde as peças de maneira correta e não deixe seus pertences atirados por aí. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Desapegar
Não compre o que não precisa! Para ter um guarda-roupa sustentável é preciso focar em suas necessidades e, para isso, alguns hábitos devem ser deixados de lado, por mais difíceis que sejam. Comprar uma calça só porque ela é 100% eco-friendly e deixá-la jogada no armário, porque não combina com o restante das suas roupas, não é ser sustentável, ok?
– Doe
Sempre dê uma conferida em seu armário e veja se há algo que você não usa e possa ser aproveitado por outras pessoas. Existem diversas ONGs e instituições de caridade que ajudam quem precisa. Sustentabilidade e empatia andam sempre juntas.
E aí, anotou tudo? Então me conta quais desses hábitos você já tem e quais vai se comprometer a fazer para ter um guarda-roupas mais sustentável.
Até semana que vem! Grande abraço