As roupas se desgastam, rasgam-se, desbotam-se e acabamos perdendo o interesse nas peças antigas após algum tempo. Elas começam a ser as últimas da pilha de roupas em nosso guarda roupa, e por fim acabam esquecidas, sem usá-las decidimos então descartá-las.
Mas qual será o descarte mais adequado para essas roupas?
Falando em termos de sustentabilidade, o destino mais adequado na verdade é não DESCARTAR!
Existe muito o que fazer com as roupas que julgamos serem velhas, como reaproveitá-las para criar novos looks, reformá-las e dar uma nova vida às peças que estavam esquecidas. Muitas vezes uma pequena reforma já torna sua roupa mais atrativa e você poderá ter um novo olhar sobre ela.
Algumas ideias simples podem modificá-las: um bordado naquela peça lisa ou uma nova estampa feita de forma manual e criativa. Em peças jeans podemos refazer a lavação das peças e com essa possibilidade torná-la totalmente nova. A criatividade é a palavra-chave para que nossas roupas não sejam descartadas erroneamente.
Quando descartamos nossas roupas no lixo e elas vão parar em um aterro sanitário, elas não ficam intactas para sempre. Os têxteis se decompõem. E, à medida que isso acontece, liberam gás de aterro, uma mistura tóxica de poluentes que inclui gases de efeito estufa: dióxido de carbono e metano, gerando poluição ao nosso meio ambiente. Não descartar e dar uma nova vida a sua roupa é um ato de responsabilidade ambiental.
Então, felizmente, as regras para manter suas roupas longe dos aterros são bastante simples. Reutilize e arrume as suas roupas o máximo possível, quando não for mais possível usá-las e não estiverem mais apropriadas para doação, utilize como trapos ou doe para uma loja ou entidade beneficente.
Quando falamos em doação devemos ter um certo cuidado para quem doamos. Cuidar para que os receptores de nossas doações realmente utilizem a doação. Caso contrário seu esforço de doar não ajudou em nada o meio ambiente, pois as peças irão igualmente para o lixo.
Instituições de caridade que recebem roupas doadas vão aceitar qualquer item, não importa quão gasto, rasgado ou manchado. Isso inclui roupas íntimas, então, não deixe que a vergonha interfira em seus planos. “Ninguém vai dizer: ‘Olha, é o sutiã Ariane”, doe sem medo.
Muitas instituições têm centros de triagem e de recuperação de roupas, no qual fazem as reformas e tornam as roupas usáveis novamente.
Então seja criativo, repense seus descartes, se precisar de ajuda para uma boa ideia naquela peça esquecida em seu guarda roupa estou à disposição. Juntos somos mais fortes, todos juntos por um mundo melhor.
E aqui fica uma dica: o Site eCycle tem uma ferramenta em que você digita o seu CEP e o material que deseja descartar e ele indica um lugar mais próximo para fazer o descarte adequado de seus resíduos. Esse site tem ainda a indicação de descarte para vários tipos de produtos, vale apena o acesso.
Conte suas experiências e dúvidas com o descarte de roupas e outros produtos! vou adorar ajudar você, para que aos poucos você dê seus primeiros passos para uma vida mais sustentável.