Afinal o que é sustentabilidade?
Olá caro leitor, ausentei-me por um tempo de nossas colunas semanais, mas agora estou na ativa novamente e todas as quartas-feiras teremos esse encontro e refletiremos sobre sustentabilidade.
E para recomeçar nada mais justo do que fazer o questionamento: o que é sustentabilidade?
Já escrevi muito sobre como ter uma vida mais sustentável, dei dicas de como tornar o nosso dia a dia mais sustentável, mas nunca falamos sobre a sustentabilidade em si, então vamos lá!
A palavra sustentabilidade vem do latim, sustentare, que significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.
Seu conceito teve origem em Estocolmo, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano, que ocorreu em 1972. Este conceito aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza.
Quando falamos de sustentabilidade, falamos também sobre desenvolvimento sustentável, que significa preservar o planeta e as necessidades humanas, de modo que um recurso natural explorado, de forma sustentável, dure para sempre.
Além disso, a sustentabilidade é baseada em três tripés importantíssimos que, integrados, fazem a ação acontecer, já que sem eles a sustentabilidade não se sustenta.
Tripés da sustentabilidade:
Social: O papel social engloba pessoas e condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer e muitos outros aspectos.
Ambiental: São os recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, empresas e comunidades.
Econômico: Está relacionado à produção, à distribuição e ao consumo de serviços. Considerando a questão social e ambiental.
Mas, por que sustentabilidade?
Um grande problema de nosso presente é o desequilíbrio que causamos à natureza por não usar os seus recursos corretamente. Precisamos pensar em atitudes e iniciativas que se preocupem com o bem-estar coletivo.
É de suma importância buscar novos caminhos para a economia, para a sociedade e para a cultura, de modo que seja possível garantir a continuidade da existência humana e do planeta Terra.
O importante é conhecer e reconhecer que estamos em uma sociedade consumista e que preza pela produção e aceleramento da economia a todo vapor. Nossa sociedade, de modo geral, não pensa em preservação, em esgotamento de recursos naturais, nos oceanos, enfim, não pensa no planeta Terra. Muitas vezes agimos como se existisse outra Terra para irmos quando esta em que estamos entrar em declínio total.
Precisamos urgentemente rever nossos conceitos e atitudes para que daqui a alguns anos ainda tenhamos um planeta Terra para morar.
Voltando ao conceito de sustentabilidade, de modo geral, a sustentabilidade é algo que nós criamos e preservamos com atitudes em prol do meio ambiente e de sua existência. Visando sempre a qualidade de vida, vamos ver algumas dicas simples e pequenas que podemos praticar diariamente para ajudar o planeta:
- Economia de água;
- Evitar o uso de sacos plásticos;
- Reduzir o consumo de carne bovina;
- Uso de produtos biodegradáveis;
- Fazer coleta de lixo orgânico;
- Substituir carros e motos por caminhadas e bicicletas.
Por fim, há as ações globais, que conseguimos impactar o mundo e não somente o nosso entorno:
- Limitação do crescimento populacional;
- Garantia de alimentação a longo prazo;
- Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;
- Diminuição do consumo de energia;
- Desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o uso de fontes energéticas renováveis;
- Criação de Unidades de Conservação.
Em contrapartida de todo esse turbilhão de desenvolvimento acelerado vêm surgindo novos meios de economia que podem ajudar o planeta ao invés de destruí-lo, tais como, economia solidária, circular, criativa, regenerativa etc. Mas isso já é assunto para outra coluna. Espero tê-lo ajudado a compreender um pouco mais sobre sustentabilidade, espero você nas próximas colunas para que juntos possamos impactar mais pessoas por meio da sustentabilidade!