Quando você era criança lembra-se de ter escutado mais coisas positivas ou negativas ? E agora como pai ou mãe, você tende a apontar mais frequentemente as características positivas ou negativos dos seus filhos? Baseada na comunicação, no amor e na empatia, a Disciplina Positiva propõe uma educação com respeito e firmeza. Isso não inclui as lutas de poder, o controle excessivo ou a permissividade.
A disciplina positiva é o meio termo entre uma disciplina permissiva (“você pode fazer o que quiser”) e uma disciplina autoritária (“você faz isso porque eu mando”). É um caminho alternativo, que se baseia em educar sendo firme e gentil ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensas.
Sim, isso é possível! Sei que parece algo difícil de imaginar, pois fomos criados dentro de um dos dois extremos. Mas é fácil de por isso em prática? Não. Afinal, fomos criados de uma forma permissiva ou autoritária, então para colocarmos a disciplina positiva na prática é necessário um esforço, uma auto-avaliação, e vontade de fazer diferente. É entender que criança tem vontade, sim, e muitas vezes não as mesmas que as nossas e aprender a lidar com isso!
E o que é necessário para trazer a disciplina positiva para as nossas vidas? Primeiro, abrir a cabeça, estar disposto a quebrar os paradigmas que sempre fomos ensinados, estar disposto ao novo. Segundo, não menos fundamental: informação. Se munir de informação é algo indispensável, pois conseguindo ter em mente as ferramentas da disciplina positiva e seus princípios, seu processo se torna mais fácil.
Para ficar mais fácil vamos dar um exemplo na prática: imagine que seu filho de 3 anos esteja bebendo água e sem querer acabe derramando tudo no chão. Você pode sair correndo desesperado e pegar um pano pra secar; você pode dar uma baita bronca e chamá-lo de desastrado, ou você pode usar uma das ferramentas da disciplina positiva e olhar o erro como uma ótima forma de aprender. Que tal a partir desse erro perguntar a ele “como podemos resolver esse chão todo molhado”? Assim, ele consegue pensar nas consequências das suas atitudes e ao mesmo tempo como resolver o seu problema!
Uma das ferramentas em Disciplina Positiva é que os “erros são ótimas oportunidades de aprendizagem”. Todos aprendemos observando. Os adultos podem e irão errar, mas aprenderão ferramentas para reparar seus erros e focar em soluções. E quando utilizamos essa ferramenta, por exemplo, libertamos as crianças da vergonha, culpa e medo, de ter cometido um erro, e as encorajamos a perceberem sua capacidade de resolução de problemas, desenvolvendo auto-estima, auto-regulação, responsabilidade e habilidades que tanto queremos para construir relacionamentos mais saudáveis.
O Dr. Rudolf Dreikurs dizia: “as crianças precisam de encorajamento, assim como as plantas precisam de água”. Isso significa que estamos encorajando as crianças a notar nas suas próprias qualidades naturais, ajudando-as a explorar outras habilidades necessárias na vida. Não podemos reescrever a nossa história da infância, mas podemos sempre criar condições mais seguras e positivas dentro de casa para todos nós.