2

 

Todos têm seu momento de afetos afetados. O próprio termo ‘afeto’ está na raiz da segunda palavra. Aquilo que me afeta é o elemento pelo qual tenho afeto. Logo, quando duas pessoas se conhecem, dizem que se amam e querem passar suas vidas juntos, assim se afetam; a tristeza de um vira a tristeza do outro, a ansiedade de um vira a ansiedade do outro. Deixar o outro mal traz a sua própria maleza. Entristecer o outro também deixa triste. Porque é assim que o afeto funciona. Portanto, se duas pessoas escolherem viver a vida em pleno ódio compartilhado, se afetando da pior forma possível, falando e fazendo para machucar, está aí uma coisa que supera qualquer mistério.

Amor é via de mão dupla. Tem que ir e vir. Um só, amando pelos dois, também não dá: não é mais amor, é dependência, piedade, medo. A pessoa escolhida para a vida é a ‘pessoa escolhida para a vida’! Cabe um pouco mais de consideração e de pensar sobre cada atitude e cada fala a ser trocada. Uma pessoa que diz que ama, mas na prática achincalha, ameaça e ridiculariza, é (no mínimo) um sério problema de coerência. Se um cão me mostra os dentes, só posso entender que ele quer me agredir. A única forma de entender o contrário é se ele mostrar que é feliz comigo.

 

1

Se sua relação não está funcionando tente, primeiro, identificar qual o problema verdadeiro que está pondo as coisas em risco. Podem ser as finanças, o cansaço do trabalho, ou o próprio senso de estar devendo mais carinho e se sentir cobrado por si mesmo. Podem ser expectativas falsas e que devem ser compartilhadas com o outro. Problemas, todos têm. Tenha certeza de dirigir os seus à pessoa certa.

Sem título-1

Normalmente, quem está na parceria dessa viagem chamada vida é, justamente, aquela pessoa para ser o refúgio e a solução que espera em casa após um dia de cansaço. Talvez, um bom começo é não vê-la como problema, mas como solução.

Post Scriptum: Adiciono aqui um texto datado do Século XIV conhecido como “37 Práticas de de um Bodhisattva” (do sânscrito ‘ser aberto’ ou ‘ser desperto’), escrito em composições poéticas pelo mestre Ngulchu Thogme:

Quando caminhar ao lado de alguém
Causa os três venenos a seguir
Degradação do ouvir, refletir e meditar,
E destrói a gentileza e a compaixão
Desistir desta parceria
Esta é a prática de um Bodhisattva.

 

Quer me conhecer melhor? Me siga no Facebook e no Twitter! https://www.facebook.com/jessicabertol https://twitter.com/jessicabertol