Bases do Diálogo

Prezado colaborador, usuário, ou curioso. 🙂

Bem-vindo ao Medictando.

Esta carta aberta pretende dar conhecimento de nossas bases de diálogo, a todos aqueles que tenham interesse de participar, colaborar e interagir conosco. Embora estejam dispostas numericamente, nossas Bases não estão, em nenhum momento, colocadas em ordem de ‘importância’. São poucos termos e, por isso, igualmente desejáveis. Cada base possui dois termos que se coadunam, ou seja, se complementam e, assim, a descrição acaba por tratar dois dois simultaneamente.

Estamos ao dispor para trocarmos ideias e elucidarmos dúvidas. Esperamos que essas palavras cheguem bem ao coração e mente de todos.

Obrigado,

Rafael.

———–

BASE 1 – HONESTIDADE/TRANSPARÊNCIA

Ser o mais íntegro possível em todas as ações, pensamentos e intenções.

Todos temos interesses e inclinações que nos guiam, o que é salutar e normal.

Porém, agir de forma parcial sobre as decisões do grupo tende a minar todo o projeto.

Ainda assim, não desencorajamos estas ideias, e sugerimos mais: compartilhe com os demais qual a sua situação, o seu contexto e as suas expectativas frente ao projeto. Apenas sendo abertos e transparentes, teremos condições de estarmos todos em um mesmo patamar de entendimento.

———–

BASE 2 – RESPEITO/CONFIANÇA

Respeitar o entendimento do outro e confiar de que os rumos sendo tomados são baseados em visões que objetivam melhor caminho.

Pessoas erram, ainda mais em uma situação de aprendizado recente.

Algumas ações tomadas talvez venham, a médio prazo, se mostrar um tanto equivocadas.

E não há problema nisso, desde que haja empenho na reconfiguração das coisas.

As coisas não devem ser vistas como ‘culpa deste ou daquele’.

Foque na solução e confie nos outros. Os outros estão confiando em você.

Ninguém faz algo desejando errar. Se aconteceu, foque no aprendizado, confie e continue.

———–

BASE 3 – AUTONOMIA/PRÓ-ATIVIDADE

Sugerir ideias e caminhos com dignidade e pensamento próprios, dispondo-se a auxiliar na solução dos problemas que sejam levantados.

Todas as pessoas possuem conhecimentos e vivências próprios. Sinta-se convidado a compartilhar das suas experiências e opiniões, considerando que possam ser acatadas, ou não. Divida seus pensamentos, suas críticas – mas não traga apenas problemas. Pense também nas soluções, em especial aquelas ‘fora da caixa’, fora da obviedade. Um problema que não se esforça em tornar-se solução, será sempre isso: um problema. Seja pró-ativo e solucione os problemas que estão ao seu alcance sem aguardar voz de comando.

———–

BASE 4 – COLABORAÇÃO/EMPATIA

Encarar a atividade alheia como se também fosse sua.

Como em todo grupo, podem ocorrer desavenças e discordâncias. Assim, coloque-se no ponto de vista apresentado e procure, sempre, agir como um mediador. O trabalho que acontece lado-a-lado (co-lavore; ‘colaborar’) não precede de pessoalismos, mas sim, de uma visão da condução do todo frente aos melhores resultados alcançáveis.

———–

BASE 5 – RESPONSABILIDADE/DIÁLOGO

Não concordar apenas com a boca, mas também, com o coração.

Toda atividade pressupõe de tempo para ser feita. Se lhe foi designado algo que não é possível cumprir, diga. Muito pior do que não cumprir uma atividade, é comprometer-se com ela já sabendo que não será possível realizá-la.

———–

BASE 6 – VISÃO/MUDANÇA

Ser a mudança que deseja ver no mundo.

Considere que o Medictando tem a missão de trazer, amplificar e difundir assuntos relacionados às áreas de interesse do grupo (saúde, qualidade de vida, bem-estar, felicidade, bem-viver) e, desta forma, promover a mudança contínua em nós mesmos, integrantes deste ‘time’,  impactando tanto o ser quanto a sociedade. Pense: “o que pode ser feito agora, com o que tenho, para que o meu ambiente, e minha presença nele, o deixe melhor?”

Sejamos exemplo.