Olá caro leitor, hoje vou contar para você um pouco da minha história de vida e das transformações que venho passando e com muita alegria vencendo hábitos antigos e destrutivos, para mim mesma e para o meio ambiente. Espero que minha história inspire você a mudar algum hábito também!
Comecei a trabalhar cedo, por vontade própria. Tinha vontade de ter meu próprio dinheiro para gastar (no que hoje sei que não é necessário) em roupas, joias, maquiagens, coisas que a maioria das adolescentes desejam, e em excesso, no meu caso não era diferente.
Tornei-me compulsiva por compras, roupas, sapatos, joias e maquiagens, tudo era em excesso, nada bastava. Eu andava como uma árvore de natal, sempre cheia de penduricalhos (as joias), bem maquiada, bem arrumada, dificilmente repetia roupa.
O consumo compulsivo é complicado, você não se vê como uma compulsiva, as pessoas ao seu redor dizem que você é, te alertam, falam, e você se torna surda mediante a isso.
Mas aí vem a vida e te dá algumas rasteiras. Você começa a aprender com isso, passei por tratamento psiquiátrico e psicológico, mas principalmente passei a me entender como pessoa, eu e minha alma! Você aprende a se ouvir e a se respeitar e para de se autodestruir.
Foram anos para compreender que eu não precisava de nem 10% do que tinha em meu armário, que aquilo tudo não me representava. Hoje tudo o que tenho no armário me representa, principalmente porque 90% das roupas do meu guarda-roupa fui eu quem fez!
Mas porque estou contando tudo isso? estou aqui para falar de sustentabilidade. Sustentabilidade é ter uma vida sustentável, é você estar bem consigo mesma, é saber que não precisa de tudo que consome, é saber dizer não ao desnecessário.
A partir do momento que consumimos menos, estamos ajudando o planeta a ser um lugar melhor. Estima-se que 70% do que possuímos em nosso guarda-roupa não usamos, isso não é ser sustentável. Ser sustentável é saber consumir corretamente, ser um consumidor consciente.
Continuando, mudei meus hábitos radicalmente, hoje eu mesmo faço a maioria das minhas roupas e sou muito feliz por isso. Todo esse processo pelo qual passei me ajudou a ser uma pessoa melhor. Surgiu então a minha descoberta como profissional e consequentemente o nascimento da minha marca de t-shirt, que é pautada em consumo consciente e moda sustentável.
Todo o processo de mudança e aprendizado me tornou uma pessoa mais sustentável, não somente com relação ao consumo, mas também com relação ao meio ambiente. Venho diariamente, tentando mudar hábitos, usar menos plástico, consumir menos embalados, reduzir meu lixo, apoiar produtores locais e outras milhares de atitudes.
Então uma dica, se você leu até aqui e se identificou com a minha história, ficou sabendo que é possível mudar, todos nós podemos mudar! basta um pouco de fé em si mesmo. Inicie a sua mudança para uma vida sustentável. Já dei algumas dicas para uma mudança de consumo aqui no Medictanto, elas estão aqui e aqui, acesse siga as dicas e inicie a sua mudança, em pequenos passos construiremos uma vida mais sustentável.
Semana que vem vamos falar sobre como reduzir o lixo em nosso dia a dia, dicas práticas e fáceis para você aplicar em seu cotidiano!
Trackbacks/Pingbacks