Não há dúvidas de que a tecnologia tem as suas vantagens, desde nos deixar trabalhar praticamente em qualquer lugar até a nos ensinar a meditar através de um aplicativo. Mas apesar de todas essas vantagens que a tecnologia nos proporciona diariamente, ela também tem seu lado ruim – que pode ser bem doloroso. Existem muitas dores que sentimos no decorrer do dia de acordo com o modo como usamos as tecnologias. Mas essas dores não irão acabar se apenas pararmos de usar as tecnologias. Não é assim que as coisas funcionam.
O que o seu corpo está dizendo? Pode ser uma dica de desequilíbrio. Talvez você não está verticalmente correto – o que quer dizer que sua cabeça, ombros, quadris, joelhos e tornozelos não estão em uma posição adequada. Para saber o que você tem, preste atenção no seu corpo e nos lugares que sente dor. Alongue-se e mude de posição para uma mais confortável. E aprenda a identificar o que está de errado com seu corpo.
Quando dói: costas, ombros e cabeça
Seu corpo pode estar dizendo… mude a maneira como senta
Sentar com os seus ombros inclinados para a frente, quadris levemente empurrados para trás e costas arredondadas pode colocar um estresse extra nas suas costas, que pode acabar transformando ela em um ‘C’ ao invés de um ‘S’ que é a sua forma natural. Essa dor não vem apenas de sentar mas também de falta de alinhamento enquanto você caminha.
Quando dói: cabeça, pescoço e braços
Seu corpo pode estar dizendo… olhe para cima
O nosso crânio pesa entre quatro quilos e meio e cinco quilos. Imagine esse peso todo se jogando para frente do seu corpo. É isso que acontece quando você baixa a cabeça para usar o celular ou o computador. Portanto não fique muito tempo com a cabeça abaixada para a frente. Caso você fique, circule o seu pescoço e mexa a cabeça para os lados, visando aliviar um pouco a dor.
Quando dói: mandíbula e cabeça
Seu corpo pode estar dizendo… relaxe
A mandíbula é um dos músculos mais poderosos do nosso corpo e também uma das áreas mais afetadas pelo estresse do dia a dia. Forçar os dentes e apertar a boca são coisas que levam tensão à mandíbula e podem provocar dores. Apertar não só deixa a sua boca tensa mas também os músculos da sua têmpora e da cervical. Forçar os dentes pode causar dores de cabeças, mandíbula fora do lugar e até dificultar a ingestão de alimentos. Portanto tome cuidado!
Quando dói: pulsos
Seu corpo pode estar dizendo… considere sua postura
Muitas empresas estão reconsiderando seus designs por conta de dores no pulso. O modo como as pessoas sentam e digitam no computador afeta – e muito – a maneira como você posiciona os seus pulsos. E muitas pessoas que trabalham em escritórios terão problemas no pulso por conta do alinhamento do corpo. Portanto cuide a sua postura ao sentar na cadeira e o alinhamento dos seus braços com os pulsos.
Quando dói: pescoço, barriga e ombros
Seu corpo pode estar dizendo… eu preciso de um pouco de ar
Graças ao nosso sistema nervoso autônomo, que controla as funções do nosso corpo sem que a gente perceba, nós não pensamos em respirar. Mas deveríamos ao menos nos importar em como respiramos. Por que? Porque a respiração está ligada com os nossos músculos, quantidades inadequadas de oxigênio nos nossos tecidos, fatiga, dor nas costas e redução na concentração. Se o peito apertar, tome um ar.
Esperamos ter ajudado vocês a identificar algumas das dores que sentimos durante o dia e suas possíveis causas. Cuide-se!
Créditos de imagem: Shutterstock