46993167 - healthy eating, dieting, slimming and weigh loss concept - close up of diet plan paper green apple, measuring tape and salad

Você se sente satisfeito depois das refeições

Enquanto digerimos nossa comida, o intestino manda sinais para o cérebro sobre quanta energia nós consumimos para atingir o sentimento de satisfação e assim, vamos saber quando comemos o suficiente. Comidas processadas, que possuem extrema densidade energética e grandes quantidades de sal/doce/gordura, dizem para o seu cérebro que você ainda não atingiu o limite de calorias. E ainda mais: te dizem coma até acabar! Você terá nutrientes e energia por uma semana. Claro que para a maioria das pessoas as junk foods não acabam, então você come, come e come com zero satisfação e zero nutrição.

Portanto não coma este tipo de alimentos! Não deixe espaço para comidas processadas na sua dieta. Elas não irão te deixar com sensação de saciedade. Vegetais, legumes e frutas frescas são uma boa pedida assim como carne, peixe, e feijão. Todas essas opções deixarão seu corpo nutrido e feliz, fazendo com que você se sinta satisfeito. Eles sinalizam para o seu intestino e cérebro que você está nutrido o suficiente.

 

Você tem mais energia

Talvez você não lembre a última vez que se sentiu descansado. Seu despertador é seu inimigo. É metade da tarde e você precisa de um café para ajudar você a ficar com os olhos abertos. 8 da noite você já está querendo dormir. Seu corpo, ao final do dia, está tomado pelo cansaço. E talvez isso esteja acontecendo porque seu corpo está recebendo açúcar demais e tirando energia do seu corpo para processar ele.

Quando você começar a acordar disposto ou até mesmo antes do alarme tocar, você pode ter certeza que é porque seu plano nutricional está funcionando. Um bom plano te dá energias pro dia todo – constantes e estáveis, ao invés de ser apenas um impulso que logo some – desde a hora de acordar até a de dormir.

 

Você está dormindo melhor

Existem muitas razões para você não estar dormindo bem: estresse, mudança hormonais, ir dormir muito tarde, etc. Mas a nutrição e os exercícios físicos também tem um papel muito importante na sua saúde do seu sono. Se você faz uma dieta muito restrita, treina demais ou muito pesado e come comidas pesadas antes de dormir, você não vai dormir bem. Por isso lembre: excesso nunca faz bem. Treine o suficiente e coma conforme indicado por um especialista.

Se você tiver um bom plano nutricional, estará consumindo tudo que é necessário para o seu corpo funcionar direitinho e isso inclui dormir. Inclui também, por exemplo, um jantar que não é pesado e que não vai deixar você se sentindo estufado durante a noite. Assim, você não se sentirá mais terrivelmente cansado, com falta de vitaminas e disposição (que não estão ali porque você dorme mal). Lembre-se: dormir bem é essencial para melhorar sua saúde e deixar seu corpo em dia.

 

Suas roupas estão largas (ou apertadas)

Hoje é o dia. Aquele dia que você vai até o guarda-roupa e escolhe aquela peça de roupa que não te serve a muito tempo. Aquela que não tem nada que faça ela entrar em você, mesmo com todos os empurrões se puxões. Você tenta colocar ela e tchanan: serve!! E o melhor: você não precisou trancar a respiração e ficar se apertando para ela entrar.

Ou talvez você escolheu outra peça de roupa. Uma camisa mais larguinha por exemplo. E ela não serve mais! Mas não é motivo para tristezas: é porque seu corpo mudou, sua massa muscular cresceu nos ombros e no peito e agora a blusa fica apertada demais.

Essa duas situações acontecem o tempo todo quando se tem progresso com um plano nutricional. Algumas roupas passam a servir e outras, passam a ser pequenas demais. é porque músculo e ossos são mais densos que a gordura corporal. Quando nós trabalhamos a massa magra do corpo, nós ficamos mais pesados porém, menores (em algumas áreas). Ou seja, muitas vezes o peso que você perde em gordura vira massa magra e aí, quase nada muda na balança. Mas muito muda na hora de se vestir. Por isso, sempre meça seu corpo com uma trena. Assim você terá uma noção dos lugares que perdeu gordura e dos lugares que adquiriu massa magra.

 

Você melhorou o humor

Melhorar nossa saúde mental e emocional através da alimentação acontece de diversas maneiras. Quando você muda seus hábitos alimentares, muita coisa além do seu peso muda. Você se sente mais confiante consigo mesmo, aceita que pode mudar algumas coisas na sua vida, consegue fazer escolhas e decidir pontos importantes da sua vida, sua mente fica mais clara e objetiva, sente-se mais feliz e positivo, aceita tentar coisas novas e se sente motivado, etc.

Em parte, essas mudanças surgem justamente por você decidir mudar hábitos. Quando tentamos algo novo e obtemos sucesso nisso, recebemos uma carga de inspiração e positividade que nos encoraja a continuar por aquele caminho. E essas mudanças também podem vir através da alimentação: nosso cérebro e corpo tem nutrientes e compostos químicos que precisam fazer seu trabalho – regular nossas emoções, liberar os “neurotransmissores da felicidade” – e uma boa nutrição ajuda esses elementos a fazerem bem seu trabalho.

 

Você está mais forte e resistente

Quando você começou a mudar seus hábitos, provavelmente ir até a academia parecia ser o maior esforço do mundo. Talvez porque lá você se sentia fraco, lento, sem coordenação. Mas com o tempo você foi pegando o jeito, sentindo menos dor, levantando mais peso. Conseguindo fazer tudo direitinho.

Um mês atrás você não conseguia fazer uma série de 20 agachamentos sem quase morrer. Hoje você já faz ela sem sofrer, faz até duas. Isso se deve ao combo alimentação equilibrada + prática de exercícios, que traz mais resistência para o seu corpo. Ele também faz com que você não sinta mais tantas dores pós treino. Exercícios intensos e novos movimentos criam pequenos estragos nas suas fibras musculares, que devemos recuperar. E é exatamente o processo de recuperação que nos ajuda a ficar mais fortes, resistentes e musculares. Mas é normal doer no início tá?

Outro indício de que sua alimentação vai bem é o fato de você conseguir treinar mais com o passar do tempo. Quando você consegue fazer mais séries de um exercício, por exemplo, isso mostra que sua alimentação combinada com a prática de exercícios, está dando certo. A alimentação adequada melhorou seus níveis de energia e sua recuperação.

 

Seu plano nutricional se tornou mais um estilo de vida do que uma dieta

Dietas não são tão eficientes. Elas são mais uma lista de coisas para fazer na sua vida. E é exatamente por isso que as pessoas desistem delas: porque se torna uma obrigação, sem prazer algum em fazer. Você só irá ter progresso na sua alimentação quando estiver simplesmente… vivendo! Você vive sua vida normalmente e combina sua rotina com a escolha de alimentos saudáveis para suas refeições e a prática de exercícios.

 

Depois de ler essa lista o que você tem a dizer sobre seu plano nutricional? Está funcionando ou não?

Acesse o nosso I Workshop do Programa de Emagrecimento Sustentável em 7 Passos.