Você provavelmente já deve ter lido por aí que perder peso rapidamente faz com que você perca músculo e possivelmente se torne uma vítima do efeito iô-iô. Mas as coisas não são tão simples quanto parecem. Enquanto alguns estudos apoiam essa teoria, outros sugerem que o que acontece é exatamente o contrário.
Um estudo de 2014 publicado na revista científica The Lancet mostra que a perda de peso rápida, em uma dieta com quantidades muito baixas de calorias, leva o corpo a um resultado de longo termo muito melhor do que o esperado, se comparado a uma perda de peso gradual em uma dieta muito mais restrita.
Outro estudo, dessa vez realizado por pesquisadores da Universidade de Melbourne, também mostra que talvez as coisas não sejam como pensamos. Eles fizeram uma pesquisa onde dividiram os participantes em dois grupos de perda de peso: um grupo ficaria em um programa por 12 semanas e o outro por 36. O de 12 seria um programa de perda de peso rápido e o de 36 um programa gradual. Participantes de ambos grupos tinham a mesma meta: reduzir ao menos 12,5% do seu peso.
A diferença dos grupos foi o método escolhido para essa perda de peso. Os do grupo de “perda de peso rápida” tiveram que trocar 3 refeições por substitutos industrializados de refeições por 12 semanas. O grupo de “perda de peso gradual” substituíram 1 a 2 refeições pelos mesmos produtos, além de seguirem uma dieta baseada no Guia de Comida Saudável Australiano para as outras refeições. Além disso, ambos os grupos faziam pelo menos meia hora de atividade física por dia.
No final das semanas propostas pelo programa, os pesquisadores perceberam que o grupo de “perda de peso rápida” diminui o peso de forma mais saudável e eficiente que o grupo da “perca de peso gradual”. Inclusive, o grupo de 12 semanas perdeu mais quilos em menos tempo, ou seja, emagreceram em 12 semanas mais do que os do outro grupo em 36 semanas.
Mesmo com essas novas pesquisas mostrando que perder peso de maneira rápida é eficiente, não podemos esquecer das outras pesquisas que embasam o outro ponto de vista da história. Mas então, perder peso lentamente é mais eficiente, verdadeiro ou falso? Na realidade, nenhum dos dois. Cada corpo é de uma maneira e cada metabolismo funciona de um jeito. Além disso, os hábitos passados também devem ser levados em conta na hora da perca de peso. Por isso, não se prenda ao mantra “só conseguirei perder peso de maneira gradual”. Aliás, não se prenda a nenhum mantra. Apenas faça o que tiver de ser feito, respeitando o tempo do seu corpo.