Muitas pessoas pensam na gratidão como uma coisa boa, mas não como algo que valha a atenção delas. O que muitas pessoas não percebem é que a gratidão é extremamente poderosa. Pesquisas da Universidade da Califórnia em Berkley e diversas outras apontam que a gratidão é uma das práticas mais benéficas para o nosso bem estar psicológico e emocional.

Pesquisadores de Harvard revelaram os resultados de uma pesquisa de 75 anos que mostra que fortes relacionamentos são grandes indicadores de uma vida feliz. E compartilhar a nossa apreciação com a família é um dos jeitos mais simples de reafirmar essas relações importantes. No topo dos efeitos positivos de relacionamentos fortes, a gratidão se mostrou muito importante e com ótimos resultados como:

  • Aumento do nosso sistema imunológico e do número de células no sangue
  • Diminuição de hormônios do estresse como o cortisol, em 23%
  • Diminuição da pressão sanguínea e da variação cardíaca

Retro image of victorious young businessman celebrating his success and achievement by standing under majestic sky raising his arms in gratitude and contentment.

Com isso em mente, aprenda a criar o hábito de agradecer

Ser grato é agradecer – sempre – à Deus, universo ou qualquer que seja a sua crença. É apreciar as coisas boas que temos na vida e saber que tudo que recebemos está na nossa vida por um motivo. Não devemos agradecer somente as coisas boas, mas as ruins também. Quando algo ruim acontece na nossa vida, aprendemos a apreciar mais as coisas boas e a lidar com coisas negativas.

Existem três perguntas que podem te ajudar a fazer o exercício da gratidão diariamente:

  • Por quem você é grato?
  • Pelo que você é grato?
  • Quais coisas que necessitam de mais gratidão da sua parte?

Essas perguntas irão te ajudar a perceber pelo que você é grato e o que merece mais sua atenção. Além disso, se você fizer esse exercício diariamente, irá perceber cada vez mais a importância de certas coisas no seu dia – já que tem coisas que você irá ser grato diariamente.

A gratidão é um sentimento lindo! Quando você aprende a agradecer, aprende a apreciar as pequenas coisas que acontecem na sua vida e a valorizar tudo que os outros fazem para te fazer feliz. Ela também te ensina a entender que tudo, absolutamente tudo que acontece na nossa vida não é e vão. O que vem de ruim deve ser lição para que, no futuro, você não corra o risco de cometer os mesmos erros e se machucar outra vez.

Portanto lembre-se de ser grato! Lembre-se de agradecer pela sua família, seus amigos, animais de estimação, seu trabalho, sua casa, sua faculdade, o sol que brilha lá fora, o carteiro que entrega suas encomendas, a moça da limpeza que deixa seu local de trabalho cheiroso. Agradeça sempre, agradeça por tudo e em todo lugar!

Créditos de imagem: Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!