60% do nosso corpo é composto por água. Estamos constantemente perdendo água do nosso corpo, especialmente através da urina e do suor. Consumir a quantidade adequada de água diariamente é muito importante para manter a nossa saúde em dia. Além disso, tomar água ajuda no processo do emagrecimento. Existem diversos problemas de saúde que podem melhorar se você aumentar o consumo de água como a constipação, pedras nos rins, acne e hidratação da pele. Resumindo: tomar água durante o dia é muito importante por diversos motivos!

A água pode te deixar com mais energia e seu cérebro mais acordado?

Muitas pessoas reclamam que se não estão hidratadas, se sentem sem energia e seu cérebro funciona mais devagar. Existem diversos estudos que suportam esses acontecimentos. Em um estudo com mulheres, uma perda de 1.36% de fluidos pós exercício teve efeitos no humor e na concentração, com o surgimento de dores de cabeça. Existem outros estudos que mostram que a desidratação pós-exercício ou em dia muito quentes, podem te deixar mais cansado e lento sim. Isso acontece porque seu corpo não tem a quantidade certa de água circulando por ele, o que o torna mais lento.

Tomar água ajuda mesmo a perder peso?

Sim, ajuda. De acordo com alguns estudos, tomar 500 ml de água pode acelerar temporariamente o seu metabolismo de 24-30%. Esses pesquisadores também estimam que consumir dois litros de água em um dia pode aumentar a expansão da sua energia em 96 calorias diárias. Para esse fim, é uma boa ideia tomar água gelada, já que o corpo irá precisar soltar mais energia para esquentar a água na temperatura do seu corpo. Outro benefício é tomar água antes das refeições. Isso ajuda a reduzir a quantidade de calorias que você irá consumir. Estudos mostram que tomar 500 ml de água antes das refeições levou pessoas a perderem cerca de 44% de peso a mais em um período de doze semanas, comparados aqueles que não tomaram água.

Girl drinking water at home

Outros líquidos contam no total de água?

A água pura não é a única coisa que contribui para o balanço de fluidos do nosso corpo. Outras bebidas também possuem efeitos significativos. A maioria dos alimentos contém água na sua composição. Carne, ovos, peixe e especialmente verduras e legumes ricas em água como a alface e frutas como a melancia. Se você toma café, chá e consome esses alimentos cheios de água, eles contam im para o total de fluidos que você consome diariamente.

Confie na sua sede

A evolução nos permitiu o desenvolvimento de um mecanismo no corpo que nos ajuda a saber quando precisamos de água. Esse mecanismo é controlado por mecanismos simples e não é algo que necessita do nosso pensamento consicente. Quando o nosso nível de água está baixo, sentimos sede.

A maioria da população não precisa se preocupar com o consumo de água.. podemos confiar plenamente no nosso instinto da sede. Não existe uma quantidade ideal padronizada para todas as pessoas de quanto de água deve ser ingerido diariamente. Mas devemos sim, beber dois litros ou mais por dia. Além disso, existem certos momentos e situações que exigem um maior consumo de água da nossa parte. Em momentos de muito suor, seja por exercícios físicos ou pelo calor, é muito importante o aumento do consumo de água. Mulheres que estão amamentando também devem consumir bastante água, para cuidar da sua saúde e do bebê.

Qual é a quantidade ideal?

Como dissemos anteriormente, não existe uma quantidade ideal de água para ser consumida. Como a maioria das coisas na vida, varia de pessoa para pessoa. Faça experimentação ao longo do dia e perceba quanto de água está consumindo e se isso está sendo o suficiente para suprir suas necessidades. Lembre-se de consumir água sempre que tiver sede e sempre que estiver praticando exercícios ou passando calor!

Créditos de imagem: Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!