Confira a parte um e parte dois

Desde crianças somos ensinados a reconhecer e celebrar sentimentos de felicidade – e isso não é sem motivo. Não só a felicidade é uma das emoções mais positivas que podemos experienciar como também é a chave para uma vida completa e feliz. Além disso a felicidade está ligada a uma vida longa e a um sistema imunológico melhor, além de outros benefícios.

É difícil de definir a felicidade (especialmente porque ela varia de pessoa para pessoa) mas alguns experts descrevem a felicidade como uma combinação de satisfação na vida e o ato de sentir mais coisas positivas do que negativas. Alguns outros a dividem em três partes: se sentir bem, viver uma vida boa e ser parte de algo maior. Também existe uma diferença entre felicidade de longo e curto prazo. A de curto prazo é um sentimento fugaz enquanto a de longo prazo se aplica a como descrevemos nossa vida.

Enquanto alguns fatores que afetam a felicidade estão fora do nosso controle, sempre existe alguma coisa que possamos fazer para ampliar os sentimentos bons em nossa vida. Para sorrir mais, ser mais satisfeito com a vida e se sentir bem de uma maneira geral – tanto no presente quanto no futuro – tente introduzir algumas dessas dicas na sua rotina:

Pegue leve consigo mesma

Muitas vezes nós somos nossos piores inimigos. Enquanto é bom estar consciente dos erros que cometemos e das melhorias que realizamos, ficar se colocando para baixo regularmente, não é uma boa coisa. Na verdade, pesquisadores acreditam que a autocrítica contínua só irá nos fazer sentir mais miseráveis. Então ao invés de ficar se culpando por cada falha, foque em como e porque você valoriza a si mesmo. Essa mudança irá fazer você ser mais forte, produtivo/a, menos estressado/a e mais feliz.

Tenha uma camiseta amarela

Da próxima vez que você se sentir para baixo, tente usar o poder do amarelo. Pesquisas mostram que pessoas felizes tendem a associar seu humor com cores alegres e vibrantes e também tem a tendência de ver o camarelo como a cor do otimismo (possivelmente porque associamos com o sol). Para incorporar o poder do amarelo na sua vida, tente usar roupas nessa cor 🙂

Minimize o estresse

Quando é um problema crônico, o monstro do estresse é o responsável por diversos problemas de saúde – incluindo ansiedade, problemas com sono, depressão e mais – e esses problemas podem ser responsáveis por diversas coisas ruins na sua vida. Portanto, evite se estressar e descubra maneiras de canalizar ele para longe de você.

Veja o copo como meio-cheio

Se existe uma coisa que anda lado a lado com a felicidade, é o otimismo. Pessoas que pensam positivo tem menos chances de se sentir depressivas, são mais produtivas no trabalho e geralmente são mais saudáveis. Sabendo disso, é importante ser otimista e realista – ao invés de ser cegamente otimista (na verdade nos forçarmos a se sentir muito mais positivos do que somos pode fazer mais mal do que bem). Pessoas que vivem a vida com uma combinação saudável de otimismo e realismo não deixam pensamentos ruins tomar conta.

15-12-16-site

Tenha conversas significativas

Jogar conversa fora pode ser divertido e não exigir nenhum esforço, mas esse tipo de conversa não irá te levar para uma vida mais feliz. Em um estudo, pessoas que tinham conversas produtivas e significativas eram mais felizes que pessoas que só jogavam conversa fora. E falando de conversar, ser um bom ouvinte também pode te levar a se sentir melhor, ter relações mais fortes e experiências melhores.

Faça as coisas

Fato: Uma vez que nos previne de atingir nossos objetivos, a procrastinação diminui a felicidade. Evite colocar tarefas de lado e continue trabalhando pelos seus objetivos, buscando dar para você um impulso mental. Embora conquistar algo de uma maneira desafiadora pode nos estressar enquanto fazemos isso, também nos torna mais felizes à longo prazo. E mais, quando criamos metas e objetivos (e conseguimos conquistar ou ir além deles) isso pode nos ajudar a ter mais propósito e controle da nossa vida.

Reclame – do jeito certo

Reclamar geralmente é considerado algo ruim – e sim, pode ser algo bem ruim e irritante.  Porém feito da maneira correta, pode até ser bom para a nossa saúde. Então o que faz o reclamar eficiente? Quando falamos uma preocupação pensamos em resultados, que pode levar a um melhor humor, amor próprio e melhores sentimentos. Em outras palavras, reclamar da maneira certa envolve identificar o problema e tomar atitudes positivas para resolver ele, não apenas ficando preso no looping de reclamar.

Gaste seu dinheiro de maneira sábia

É crucial que guardamos dinheiros para realizarmos sonhos e planos futuros. Mas também é crucial gastarmos dinheiro com coisas que amamos. Um estudo sugere que ir dar uma voltinha no shopping e fazer compras lá de vez em quando pode reduzir a tristeza e fazer nós nos sentirmos mais em controle. Além disso, a ciência mostra que gastarmos dinheiro com os outros pode ser algo benéfico para a nossa felicidade.

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!