Desde crianças somos ensinados a reconhecer e celebrar sentimentos de felicidade – e isso não é sem motivo. Não só a felicidade é uma das emoções mais positivas que podemos experienciar como também é a chave para uma vida completa e feliz. Além disso, a felicidade está ligada a uma vida longa e a um sistema imunológico melhor, além de outros benefícios.

É difícil de definir a felicidade (especialmente porque ela varia de pessoa para pessoa) mas alguns experts descrevem a felicidade como uma combinação de satisfação na vida e o ato de sentir mais coisas positivas do que negativas. Alguns outros a dividem em três partes: se sentir bem, viver uma vida boa e ser parte de algo maior. Também existe uma diferença entre felicidade de longo e curto prazo. A de curto prazo é um sentimento fugaz enquanto a de longo prazo se aplica a como descrevemos nossa vida.

Enquanto alguns fatores que afetam a felicidade estão fora do nosso controle, sempre existe alguma coisa que possamos fazer para ampliar os sentimentos bons em nossa vida. Para sorrir mais, ser mais satisfeito com a vida e se sentir bem de uma maneira geral – tanto no presente quanto no futuro – tente introduzir algumas dessas dicas na sua rotina:

Passe um tempo lá fora

Passar um tempo no ar livre é uma ótima maneira de aumentar suas emoções positivas. Morar perto de áreas verdes está associado com uma melhor saúde mental e apenas olhar para imagens de paisagens naturais pode estimular as partes do seu cérebro que estão relacionadas com felicidade, positividade e estabilidade emocional. Além disso passar tempo do lado de fora te deixa exposto à luz do sol, que pode ajudar nosso corpo a produzir vitamina D. Uma vez que baixos níveis de nutrientes estavam relacionados com depressão, tomar um pouco de sol pode aumentar as suas energias 🙂

Coloque seu corpo para suar

Encontrar tempo para incorporar exercícios físicos fixos na sua rotina faz muito mais por você do que somente aumentar seus músculos e diminuir a gordura. Enquanto suar pode não causar felicidade, pode certamente contribuir com ela. Atividades físicas ajudam o nosso corpo a produzir proteínas que combatem doenças – chamadas de anticorpos – e o nosso corpo libera endorfina. Enquanto os anticorpos podem melhorar sua felicidade ao te prevenir de ficar doente, a endorfina  é um químico que melhora o seu humor ao te promover sentimentos de euforia.

Durma mais

Sonecas após o almoço, uma dormidinha no sofá quando dá tempo ou uma boa noite de sono, não importa o método de sono e sim a qualidade dele. Dormir bem é essencial para a felicidade. Na verdade, pesquisas sugerem que não dormir o suficiente pode te levar a ser menos otimista. E outros estudos mostram que não ter um bom sono pode prejudicar o seu rendimento durante o dia, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Medite

Mesmo que meditar às vezes seja difícil (mandar a sua mente se acalmar não é tarefa fácil!) existem diversos benefícios para a sua saúde se você começar a fazer essa prática. Pesquisas mostram que oito semanas de meditação diária podem te levar a ser mais feliz. Não sabe por onde começar? Conheça nosso ebook gratuito!

01-12-16-site

Aumente o volume

Te desafiamos a ouvir uma música animada e com batida marcante e não se sentir empolgado. Se divertir ao som de uma música ajuda a reduzir o estresse – que te leva, de um modo geral, a ser mais feliz. Além disso pesquisas mostram que escutar músicas com o objetivo e desejo de ser mais feliz pode te levar a ser mais feliz do que se você estivesse escutando só por escutar. Então da próxima vez que aumentar o volume, mantenha essa intenção positiva em mente.

Tenha um novo hobby

Ter um hobby não é somente mentalmente estimulante (sem contar que é divertido) mas desafiar você a aprender alguma coisa nova pode te levar a ser mais feliz. Agradeça isso aos sentimentos de confiança em si mesmo e realização, que normalmente vem junto com o aprender algo novo. Considere isso como um incentivo para aprender algo novo e se orgulhar por isso!

Escreva

Pensamentos negativos são extremamente invasivos e poderosos, o que os torna fáceis de entrarem na nossa cabeça. Uma maneira de aliviar sua mente é através da escrita.Tente escrever todos os seus pensamentos negativos em um pedaço de papel e depois o jogue fora. Pesquisas sugerem que jogar fora fisicamente as suas preocupações alivia os sentimentos ao seu redor. Por outro lado, se você documenta experiências positivas e que te levam a sentir grato, você irá se sentir mais satisfeito e feliz com a vida. E se você realmente quer melhorar seu humor, ligue para um amigo e saia se divertir.

Voltamos com mais dicas semana que vem!

Créditos de imagem: Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!