Duas técnicas para melhorar o sono

 

Se você tem passado problemas para dormir, nós te entendemos. E seria muito fácil para a gente te dar sugestões como meditação, exercícios e chá de camomila – e tudo isso funciona, de verdade – mas que tal algo mais divertido? Um novo estudo da Universidade de Colorado mostrou que um acampamento no final de semana pode ter um impacto profundo no seu ritmo circadiano, ajudando você a ir para a cama mais cedo. Uma oportunidade de se conectar a natureza e aproveitar o seu sono? Parece bom para a gente!

Luz natural é o melhor tipo de luz

Um estudo publicado no jornal Current Biology fez dois experimentos diferentes. No primeiro eles recrutaram 14 voluntários sendo que nove foram acampar na natureza em um final de semana e cinco permaneceram em casa. Resultados mostraram que quando os acampadores retornaram para as suas casas, a sua melatonina mudou por quase uma hora e meia, apoiando a ideia de ir para a cama mais cedo.

O que é mais surpreendente sobre esses resultados é que somente um final de semana foi necessário para o corpo resetar o seu relógio interno que pode ficar confuso com as nossas rotinas loucas e as luzes artificiais que utilizamos diariamente através dos nossos celulares e computadores.

A segunda parte dos estudos mandou cinco pessoas em um acampamento de seis dias – sem lanternas, celulares ou outros eletrônicos. Expostos somente a luzes naturais do sol e da lua, os campistas foram dormir duas horas e meia antes do que iriam em casa. Eles também dormiram cerca de dez horas por noite enquanto em casa, dormiam cerca de sete horas. O monitoramento também mostrou que eles foram expostos a cerca de 13 vezes mais a luz do que normalmente e assim, sua melatonina foi mais ativada por cerca de duas horas e meia mais cedo.

Não existe nada como uma coruja noturna

Esse foi um estudo pequeno mas os resultados foram ótimos. Nossos corpos estão naturalmente destinados para responder à luz normal e aos ciclos noturnos do dia. Isso significa que não existe nenhuma coruja noturna – apenas um ritmo circadiano confuso que pode não se dar conta do que está acontecendo do lado de fora. Mas por que nós deveríamos nos importar? Um ciclo atrasado de sono está ligado com uma performance cognitiva ruim, problemas de humor e doenças crônicas como diabetes e obesidade. E se você odeia acampar, não tem problema. Esse estudo reforça a ideia de como podemos melhorar o ambiente onde estamos para que ele seja mais harmonioso para o nosso corpo. Isso significa mais luz pela manhã e durante o dia.

Créditos de imagem: Alena Ozerova/Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!