Você já teve que abrir o botão da calça porque comeu demais em uma refeição e parecia que seu estômago ia explodir de tanta comida? Acho que todo mundo já sentiu isso alguma vez na vida né? E ninguém merece se sentir estufado e cheio depois de comer. Por isso nós separamos algumas dicas para você comer na ceia de Natal sem exageros. Assim você não irá precisar se preocupar em abrir o botão da calça jeans.

Planeje-se

Planejar-se pode ser um método para te ajudar a se manter na linha. Lembre-se que você pode se antecipar e montar sua própria refeição para a ceia de natal. Se você quer ter certeza que terá opções saudáveis para você nas refeições das festas de final de ano (e se sentir um pouco mais tranquila por saber que não irá comer besteira) se ofereça para preparar algum dos pratos.

Você tem uma festa do trabalho para ir? Se ofereça para a fazer a salada. Vai ir para a casa dos sogros comemorar as festas? Diga para eles que irá levar um suflê de legumes. Existem muitos pratos que você pode fazer para essas ocasiões que são deliciosos e saudáveis. Além disso você irá ficar mais tranquila sabendo que está levando uma opção saudável para o seu consumo.

Quando você está em uma situação onde não sabe os tipos de comida que irá ter na refeição, pode se sentir ansiosa o que leva a perder o controle do que se come. Mas quando você sabe que terá ao menos uma opção para você é mais fácil relacar e se sentir no controle.

Esteja saciada

Não existe nada pior do que chegar em uma comemoração com tanta fome que você poderia comer “um boi pela perna”. Quando você está faminta, o açúcar no seu sangue está baixo e seu corpo fica do nada, com um grande desejo por açúcar que é para te fornecer energia. Quando você mantém sua fome sob controle, você não irá chegar na festa com vontade de comer tudo que vê pela frente.

Coma algo saudável antes do jantar: uma maçã com canela, algumas uvas, um pedaço de queijo, uma barra protéica ou até mesmo uma porção pequena de salada. Manter-se saciada e com sua fome sob controle vai deixar que você faça escolhas mais saudáveis na hora de montar o seu prato da ceia. Comer algum lanchinho antes do jantar vai fazer com que você não sinta vontade de comer mais do que deve.

24-12-16-site

Aproveite o pedaço de torta – se você decidir comer

Se você decidir comer algum dos doces de sobremesa, aproveite eles. Isso parece senso comum, mas muitas vezes enquanto nós comemos a sobremesa estamos nos culpando mentalmente por estar saboreando aquele delicioso doce. Nós nos sentimos culpadas, dizemos para nós mesmas que não deveríamos estar comendo aquilo, nos xingamos e depois ficamos nos criticando por ter comido. E porque ficamos com tantos pensamentos negativos na cabeça, acabamos não aproveitando o doce que acabamos de ingerir.

Se você aproveitar o sabor, a textura e a experiência de comer qualquer doce que seja, você não vai sentir vontade de comer seis pedaços. Um será suficiente. Enquanto você está comendo, aproveite o momento. A melhor parte de tudo isso é que comer em exagero não combina com essa sensação de “carpie diem”. Uma vez que você adquire consciência do que está fazendo, é difícil continuar comendo em excesso. Portanto sente e aproveite o que você está comendo. Mantenha o seu foco no que está na sua frente. Saboreie com prazer os alimentos.

Se movimente

O que é melhor em uma comemoração do que dançar? Arraste os móveis para o lado e se divirta com as pessoas que você está celebrando. Além disso você sempre pode, no dia seguinte, fazer algum tipo de exercício físico. Os exercícios aumentam seus níveis de endorfina (que são as células química do cérebro que fazem você se sentir feliz). O exercício é muito importante quando você está se sentindo estufada ou com o estômago pesado porque ele ajuda essas sensações a passar.

Não perca o equilíbrio

Lembre-se que as festas de final de ano são uma vez a cada ano. Pegue mais leve consigo mesma e aproveite o momento. Se você comer muitos cookies em uma noite não fique se martirizando por isso. Não deixe que um dia ruim ou alguns dias ruins, se tornem os piores dias da sua vida. Se você comer demais em uma noite, permita-se fazer isso, aceite que isso aconteceu e siga em frente. Não se culpe e não fique ruminando pensamentos ruins na sua cabeça. Sem arrependimentos e sem críticas. É difícil fazer isso mas é muito importante.

Se você comeu demais na noite anterior, consuma um café da manhã mais saudável. Vá fazer uma corrida matinal ou algum exercício em casa mesmo. Não importa o que você faça, apenas seja gentil consigo mesma. Se criticar porque comeu demais na noite passada não vai te trazer benefício algum, somente estresse e culpa.

Aproveite esta noite de véspera de natal com sua família e amigos Não fique com nóias nem se prive de se divertir com as pessoas que você ama. Mais importante do que o número que aparece na balança, é estar com as pessoas que você ama. Feliz véspera de Natal!

Créditos de imagem: Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!